Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Deputados aprovam projeto que institui o Dia do Massoterapeuta no Estado

Por unanimidade os deputados estaduais do Amapá aprovaram na sessão desta segunda-feira (26), projeto de lei, que institui o Dia Estadual do Massoterapeuta no calendário do Estado do Amapá. A votação da proposta de autoria da deputada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Raimunda Beirão, foi acompanhada das galerias por vários profissionais massoterapeutas, que aplaudiram a iniciativa da parlamentar e a provação do projeto. “É um dia histórico para essa categoria, parabéns para vocês que desenvolvem uma função importante na sociedade”, frisou Beirão.
O texto tem a finalidade de reverenciar os Massoterapeutas do Estado, que têm contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população, aliviando as dores, tensões, auxiliando no conhecimento e harmonização do corpo de quem os procura. A homenagem deve ser integrada ao calendário de eventos do Estado e será comemorado todo dia 25 de maio. A data foi lembrada pelo deputado Edinho Duarte (PP). “Estes profissionais no Estado do Amapá estão correndo atrás de um reconhecimento merecido pelo trabalho que desenvolvem”, frisou o deputado, comentando sobre o veto do governador Camilo Capiberibe, ao projeto de que destina 5% dos contratos administrativos direcionados à saúde aos profissionais de Terapia Natural no Estado.  
A presidente da Associação dos Técnicos Massoterapeutas do Amapá (Astmeap), Gracicley da Silva de Assis, falou da importância do trabalho do massoterapeuta, indicado para aliviar dores, diminuir o estresse e a tensão, controlar as dores musculares, eliminar traumas e estimular a circulação sanguínea, as massagens precisam ser feitas por especialistas e, antes de iniciar um tratamento, o profissional deve indicar a melhor técnica para o caso. “Essa é uma das grandes diferenças entre a massoterapia e a massagem comum. Além dela ser feita por profissionais altamente qualificados, antes do procedimento é feita uma entrevista onde podemos decidir qual terão direcionamento da terapia de acordo com a necessidade do paciente”, explica, informando que hoje no Amapá, 1.200 profissionais desenvolvem suas atividades.
Antes da votação os servidores da Casa, puderam relaxar com as técnicas do massoterapeuta Alberto Cavalcante, que utilizou a técnica Quick Massage.
De acordo com a deputada Raimunda Beirão, hoje a sociedade vem se voltando, e a cada instante com mais intensidade, para as alternativas relativas ao trato da saúde física e mental. “E, como todos sabemos, não é sem razão. Afinal, a vida agitada que a cada dia temos vivenciado o ritmo sempre mais e mais acelerado que a vida moderna vem impondo, os problemas da vida urbana, que nem é necessário elencá-los, o estresse que nos afeta, a todos indistintamente, nos levam, realmente, a buscar alivio, tanto para as dores como para as tensões”, justifica a deputada.
Para quem não sabe, o massoterapeuta é o profissional que tem como instrumento de trabalho as suas mãos, as quais são dotadas de inúmeras terminações nervosas, portanto, de ultra sensibilidade, motivo pelo qual toca diretamente no ponto, compreende o que está ocorrendo e procede a melhora, por meio da aplicação do tratamento massoterapêutica.
Na avaliação da deputada Raimunda Beirão a massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos naturais, não invasivos, que tem sido considerada muito importante por aliviar problemas como enxaqueca, artrite, diabete. O seu trabalho divide-se em parte de relaxamento, parte que trata de lesões esportivas e parte que trata dos problemas decorrentes do trabalho.
O deputado Issac Alcolumbre (DEM), citou que apenas um dos 16 municípios do Estado dispõe em seu quadro de servidores o profissional massoterapeuta. “Não precisa de remédio e tem resultado imediato. Eu sou usuário dessa atividade, indicada para diversas situações, do relaxamento ao tratamento, pode ser apreciada por pessoas de todas as idades”, destacou o deputado citando o trabalho desenvolvido de forma voluntária pela categoria em vários municípios do Amapá.  


 RELEASE 26/05/2014
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...