Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Deputados aprovam projeto do cursinho pré-vestibular público e gratuito

Aprovado por unanimidade na sessão deliberativa desta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) o Projeto de Lei nº 0039/14 de autoria do deputado estadual Jaci Amanajás do Partido Republicano da Ordem Social – PROS, que integra a bancada governista nesta Casa de Leis, que dispõe sobre a criação do ‘Curso de Preparação para o Vestibular’ gratuito na rede pública de ensino regular custeado pelo governo do estado.
O texto prevê que no Artigo 1º da Constituição, fica o Poder Executivo do Amapá, através da Secretaria de Educação – SEED, autorizado a criar o Curso preparatório para o Vestibular e adotar todas as medidas financeiras e orçamentárias para a implantação e implementação dessa Lei.
O Art 6º da Constituição Federal, diz que, a educação é direito do povo e dever do Estado. Para isso, o Executivo é obrigado a cumprir este importante Artigo da Constituição. Mesmo diante de todos os esforços de cumprimento da lei, existe uma grande desigualdade entre os alunos que disputam vagas para ingressar à Universidade, em razão das diferentes condições econômicas. “Àqueles que tem mais condições financeiras, normalmente estudam em melhores escolas e fazem cursinhos de apoio com uma preparação melhor. Este projeto é um sonho concretizado voltado para estudante considerados carentes que não possuem nenhuma expectativa com visão voltada para um futuro profissional”, declarou o autor do projeto, Jaci Amanajás.
No Amapá, 80% dos estudante são de classe desfavorecida, com dificuldades de acesso à Universidades públicas, em razão de não terem condições econômicas favoráveis para pagar um curso preparatório de acesso ao vestibular, deixando-os sempre em situações desfavoráveis no que diz respeito ao ingresso no ensino superior. “A Universidade Federal do Amapá oferece aulas de reforço voltado para as disciplinas do vestibular, mas apenas com um número limitado de alunos. Esse projeto de lei irá beneficiar todos os estudantes matriculados nas escolas públicas que desejem ingressar na Universidade através do vestibular ou ENEM”, explicou Amanajás.
O projeto de lei ganhou o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Assembleia Legislativa e do seu relator, deputado Agnaldo Balieiro (PSB). ”A partir da iniciativa do deputado Jaci Amanajás, que recentemente teve outro importante projeto aprovado pelo governo do estado, que instituiu o Curso de Medicina na graduação da UEAP. E agora, de forma visionária, a criação do cursinho pré-vestibular beneficiando uma parcela mínima da população que deseja ingressar na universidade, mas não possuem condições para isso. Exatamente esse cursinho vai propor que parte da população excluída que não tem como custear, tenha uma formação mais adequada através do ensino superior público”, disse o relator.
O deputado Doutor Furlan (PTB) parabenizou pela brilhante iniciativa do projeto e disse”que diante de todas as desigualdades enfrentadas pelos estudantes carentes em relação a estudantes de escolas privadas, no que tende a disputa de vagas no ingresso do ensino superior, mesmo com as cotas existentes, o projeto veio em boa hora. Muitas vezes os cursinhos dão a matéria que a escola ainda não havia dado. Isso, desfavorece o aluno que disputa a mesma vaga no vestibular e estuda em escola pública”.
Para o autor do projeto e médico por formação, Jaci Amanajás, “a preocupação está voltada para muitos que irão concorrer à prova do vestibular que não tem como custear seus estudos ou um curso de preparação a lhe dê condições para concorrer a uma vaga de igual para igual. E aí, entra a responsabilidade pública do governo do estado de criar um curso de preparação para aqueles que não podem pagar. A mesma forma que o governo criou a escola de preparação para condutores de veículos, também será criada a escola de preparação para o curso pré-vestibular gratuito para estudantes pobres do Estado do Amapá. A meta é atingir índices melhores na educação publica”, explicou.
Um dos pontos principais do projeto lei é diminuir as desigualdades, beneficiando extremamente alunos matriculados nas escolas públicas. Para o aluno carente ter acesso a esse benefício, será feito um cadastro pela escola de origem, em seguida, uma triagem por agentes da Secretaria de Educação, que constate a carência financeira desse estudante para que não favoreça alunos com condições financeiras melhores, matriculados em escolas públicas e desfavoreça o aluno carente.
O projeto segue agora para a sanção governamental, aguardando que a Lei entre em vigor.


RELEASE 26/05/2014
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção do Decom – Cleber Barbosa
Texto: Ediana Franklin (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...