Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pontos turísticos de Vitória do Jari já estão debaixo 'água, diz deputada

A deputada Raimunda Beirão (PSDB) alertou nesta quarta-feira (16) para a elevação do nível das águas do Rio Jari, no Sul do Amapá. Segundo a parlamentar, que mora na região, alguns pontos turísticos de Vitória do Jari, por exemplo, já estão debaixo d'água. A deputada diz que vai apresentar proposição no sentido de alertar as autoridades estaduais e federais a respeito do problema, que é recorrente.
Raimunda Beirão cumpre seu segundo mandato parlamentar, sendo uma representante do chamado Vale do Jari, que engloba os municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Seu marido foi prefeito de Vitória do Jari por dois mandatos e o casal forma uma dupla de grande liderança política em toda a região.
Ela disse que mora há mais de vinte anos às margens do Rio Jari e que essa é a época do ano que mais se registra alagamentos, devido ao excesso de chuvas nas cabeceiras do rio. "Quando isso ocorre em períodos de cheia do Rio Amazonas o problema se agrava. É o que os antigos dizem que sem ter para onde ir as águas do Jari acabam 'tufando' e provocam as enchentes", explica a deputada.
Ela disse que vai toda semana para sua cidade e procurou as autoridades locais para avaliar os riscos de uma grande enchente. "Na verdade todos por lá estão em estado de alerta e muitas famílias já não dormem direito à noite, com medo de perder tudo para as águas", conta Raimunda Beirão.
A bem da verdade, com as obras feitas nos últimos anos, especialmente durante os mandatos de seu marido, os problemas de alagamento foram minimizados em Vitória do Jari, que ganhou muro de arrimo e uma orla urbanizada, o que não se verifica em Laranjal do Jari, onde as partes baixas da cidade são desprotegidas.
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Diretor do Decom - Cleber Barbosa
Texto - Diana Franklin | Fotos - Gabinete Dep. Raimunda Beirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...