Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Audiência Pública dos povos indígenas lota o Plenário da Assembleia Legislativa

Saúde Indígena, Educação, Meio Ambiente e R-156 foram alguns dos assuntos discutidos na Audiência Pública promovida pelos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará nesta quarta-feira,16,  no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo do encontro foi discutir os problemas que diretamente afetam a população indígena.

O encontrou reunião cerca de 300 indígenas das etnias Apalai, Galibi, Kal’ña, Karipuna, Kaxuyana, Palikur, Tiriyó, Txikuyana, Waiana e Waiãpi, além de professores, profissionais da saúde indígenas, estudantes e conselheiros das comunidades indígenas.

O deputado estadual Zezé Nunes (PV), que conduziu os trabalhos da mesa, garantiu que todas as reverificações feitas pelas lideranças indígenas serão expostas num documentos e posteriormente encaminhadas ao poder  público, onde constam as necessidades das comunidades indígenas”, È possível avançarmos, mas precisamos unir forças para buscar melhorias os indígenas”, destacou o parlamentar

As dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas do Amapá e Norte do Pará  foram atônica dos discursos das lideranças das dez etnias que se fizeram representar, com destaque para as áreas de saúde e educação, que foram bastantes criticadas.  

Para o presidente do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque, Paulo Roberto Silva, que há 30 anos, colabora na luta pelos direitos dos indígenas do Amapá e Norte do Pará, a audiência pública é um momento de integração entre as comunidades indígenas. “ Um passo importante para avançarmos nas politicas de valorização à nossa população”, declarou

O presidente também reclamou da falta de professores das escolas e da necessidade de projetos que valorize a produção agrícola.

Zezé Nunes encerrou os debates pedindo a união de todos para minimizar os diversos problemas enfrentados pelos povos indígenas e defendeu que os índios devem ocupar seu espeço na sociedade, mas para isso é necessário a busca de qualificação do mesmo.

 Os deputados estaduais presentes na audiência concordaram que deve haver união e demonstraram solidariedade com a causa indígena. As comemorações alusivas ao dia do Índio iniciaram no dia 14 e encerram no dia 17 de abril, com a programação cultural.


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá - ALAP
Gabinete do Deputado Estadual Zezé Nunes - PV
Texto - Iracilda Tavares (Assessora de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...