Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

Lideranças do transporte alternativo fazem agradecimento à Assembleia Legislativa

Cerca de 50 profissionais do volante e das catraias de Oiapoque estiveram ontem na Assembleia Legislativa, para agradecer pelo apoio dado a categoria por ocasião da derrubada do veto do Poder Executivo ao projeto que dá legalidade ao chamado “Transporte Alternativo”. Muitos desses pequenos empreendedores são considerados de confiança de famílias e de comerciantes das cidades do interior pelo fato de transportarem cargas e passageiros e muita vezes até doentes nas suas picapes. Eles foram recebidos pelo presidente Moisés Souza (PSC), coincidentemente autor do projeto e que poderá promulga-lo na próxima semana.
O projeto autoriza a exploração regular do transporte alternativo intermunicipal de passageiros e cargas np âmbito do território do estado do Amapá em veículos tipo caminhonetes, vans e similares, na modalidade de fretamento, podendo ser explorado por empresas, cooperativas ou por profissionais autônomos. O texto prevê que o serviço ocorra, em “áreas não atendidas a contento pelos padrões operacionais técnicos de preços e qualidade de serviços de transporte de passageiros vigente e de difícil acesso devido à precariedade das estradas”.

Para Adriano Picanço, presidente da Cooperativa de Condutores Autônomos do Estado do Amapá (Transfronteira), o que a Assembleia está proporcionando é fazer justiça a uma modalidade de serviço considerado essencial para quem mora em áreas onde o transporte regular não atende as necessidades da população. “Somos quase 100 pais de família que realizamos um serviço que também é social, muito embora exista uma relação comercial, mas o projeto aprovado segue uma tendência que outros estados pelo país já adotaram que é regulamentar o transporte alternativo”, disse.

O presidente da ALAP disse que é papel do Parlamento estar atento às demandas da sociedade e antes de formalizar seu projeto levantou todas as informações necessárias para subsidiar sua proposição, que foi aprovada pela unanimidade dos parlamentares da Casa. “O projeto está seguindo todo o rito legislativo, inclusive foi remetido ao governador, que optou por vetar a proposta, mas o soberano Plenário decidiu por derrubar o veto e se nada de extraordinário acontecer poderemos fazer a promulgação na próxima semana e fazer justiça com esses trabalhadores”, concluiu Souza.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – DECOM

Diretor do Decom – Cleber Barbosa

Fotos – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...