Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Projeto deve beneficiar UEAP com a implantação do curso de medicina

A Universidade Estadual do Amapá (UEAP) pode receber em breve a expansão na sua grade de cursos superiores. O projeto que aguarda votação é de iniciativa do deputado estadual Jaci Amanajás (PROS) integrante da bancada governista na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP). Durante a sessão plenária desta segunda-feira (24), o médico e deputado falou sobre a iniciativa do projeto. “Esse é um projeto antigo da Instituição e acredito que com o apoio do Governo do Estado, esse sonho terá maior possibilidade de se tornar real. Minha intenção é implantar o curso de medicina na UEAP nos mesmos moldes implantados na Universidade Federal do Amapá – Unifap”, disse.
Está agendada para o dia 21 de março uma Audiência Pública para debater questões referentes à implantação do Curso de Medicina na Universidade Estadual. Após a discussão e o conhecimento da sociedade sobre o assunto em questão, o projeto seguirá para a votação em Plenário e depois para a sanção governamental.

Com a implantação do curso na Ueap, o Estado do Amapá se tornará uma referência em estudo superior de medicina na Região Norte, sendo uma das poucas capitais da Região Amazônica que terá a possibilidade de obter o curso de medicina nos dois polos universitários, tanto na Universidade Estadual como na Federal, este implantado desde março de 2001.

O deputado esteve em reunião com o governador do Estado, Camilo Capiberibe para buscar apoio na implantação do Curso de Medicina na Universidade Estadual. Segundo o parlamentar, os resultados foram satisfatórios para dar o “pontapé” inicial de extensão na grade de cursos de graduação daquela Instituição. ”Todos nós sabemos a dificuldade de encontrar médicos no estado, especialmente no interior, onde há um déficit desses profissionais. Por isso, vamos realizar a audiência para buscar apoio da sociedade e principalmente do executivo, para que seja garantida a publicação da portaria", disse o médico.

Segundo o Hematologista, “a capacidade de formar médicos no Amapá beneficiaria o próprio Estado, atingindo diretamente os usuários do Sistema Único de saúde (SUS) através dos estágios realizados durante o decorrer do curso e funcionaria como uma porta de saída para sanar a falta de médicos nos hospitais e pronto socorro da capital”.

Atualmente a Ueap dispõe dos cursos de graduação de Ciências Naturais, Engenharia Ambiental, Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Filosofia, Letras, Pedagogia, Química e Tecnologia em Design. Com a implantação do novo curso, a grade de graduação da Ueap ofertará 11 opções de escolhas para os estudantes que prestarão o vestibular no ano que vem pela Instituição pública de ensino superior.



RELEASE 24/02/2014

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Texto: Diana Franklin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...