Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Guarda Florestal busca auxilio da Assembleia Legislativa para regulamentação

O comando do Instituto Guarda Florestal do Estado do Amapá (IGFAP), esteve reunido na manhã desta terça-feira (10) com a vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALAP), deputada Roseli Matos (DEM), tendo como principal item da pauta a solicitação de apoio para a regularização da categoria no Estado.
De acordo com o comandante da Guarda Florestal, Mauricio Brandão, através de projeto de lei, sancionada pelo então governador Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), foi criado o cargo de Guarda Parque e Guarda Florestal dentro do poder executivo do Estado do Amapá. “As duas categorias terão lotação na Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), no Instituto Estadual de Florestas (IEF) e no Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (IMAP), conforme projeto de lei – transformado na Lei 1.469, de 14 de abril de 2010 – que autoriza o Poder Executivo a criar os cargos de Guarda-Parque e Guarda-Florestal no quadro geral do Estado do Amapá. Hoje os guardas trabalham de forma voluntária”, explica.
Um dos artigos da lei diz que as funções de guarda-parque e guarda-florestal poderão ser efetivamente exercidas junto a instituições concessionárias ou conveniadas que venham a gerir as florestas estaduais, unidades de conservação e demais áreas protegidas existentes no Amapá. Também estabelece que os guardas poderão, excepcionalmente, possuir escolaridade de nível fundamental, desde que possuam comprovados conhecimentos da biodiversidade local e suas interações. De acordo com a lei as especificações das categorias funcionais também dependem de regulamentação.
A deputada comprometeu-se a levar o caso ao conhecimento do presidente em exercício da Casa, deputado Júnior Favacho (PMDB). “Vamos solicitar uma data para que a categoria seja recebida pelo governador para tratar do assunto”, informou Roseli Matos.
Um dos projetos do comandante do IGFAP é a implantação de unidades nos municípios de Tartarugalzinho, Pedra Branca e Serra do Navio.
A chefa de gabinete da Guarda Florestal, inspetora Diuly Maia, relacionou as atividades em que a instituição tem participado dando apoio no combate ao incêndio ocorrido no bairro Perpétuo Socorro, dia 23 de outubro deste ano e segurança nas escolas que serviram de abrigo e participou diretamente com o Grupamento Tático Ambiental (GTAM) da segurança do Arraiá de Sant'Ana realizado pela prefeitura de Santana em parceria com o Estado, onde juntamente com a Policia Militar mantiveram o evento seguro e sem ocorrência, entre outras atividades. “Estaremos dando apoio na realização do tradicional "Rodeio do Mineiro" no município de Tartarugalzinho”, informou a inspetora, que estava acompanhado do comandante do GTAM, Inspetor Rocha.

RELEASE 10/12/2013
Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias 
Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...