Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lei que organiza a carreira dos procuradores do Estado passa na ALAP

Foi aprovado nesta quarta-feira (27) o projeto de lei nº 0013/2013-GEA que cria a Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado (Prog) e o Estatuto dos Procuradores do Estado. Em votação por unanimidade e com o Plenário da Assembleia Legislativa ocupado por um grande número de procuradores, a proposta foi aprovada por unanimidade.
As Procuradorias Estaduais têm assegurado o seu funcionamento por meio da Constituição Federal de 1988, onde são definidas como órgãos essenciais de justiça, sendo consideradas instituições permanentes e independentes, com função específica de representação judicial das unidades federativas do Brasil, bem como de consultoria jurídica. São responsáveis, ainda, pela manutenção do chamado “estado democrático de Direito” e pela construção do estado de Justiça.
Na justificativa do projeto, o Governo do Estado diz que a reestruturação deve assegurar a supervisão técnica das estruturas jurídicas dos órgãos de governo da administração direta e das indiretas que não possuírem procuradorias próprias. “Fornecendo assim suporte jurídico aos gestores públicos, dotando-os de condições para tomar decisões em conformidade com a legalidade e voltadas para o efetivo interesse público”, diz o governador na Mensagem enviada aos deputados.
O relator do projeto junto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Charles Marques (PSDC) emitiu parecer pela aprovação do projeto e se disse satisfeito com as possibilidades e as garantias que os procuradores de carreira terão no exercício da função. “Esta Casa mais uma vez atende ao clamor de uma classe de servidores públicos, organizando suas carreiras e fortalecendo suas instituições”, disse Marques.

Assembleia Legislativa o Estado do Amapá - ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Direção do DECOM - Cleber Barbosa
Fotos - Gerson Barbosa/Decom/ALAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...