Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Projeto que institui o “passe livre” é aprovado pela Assembleia Legislativa

Foi aprovado na sessão deliberativa desta quarta-feira (27) o projeto de lei nº 0034/13-GEA, que institui o Programa Passe Social Estudantil (PSE) e cria o Fundo Estadual do Passe Social Estudantil. Na prática, significa a possibilidade de alunos da rede pública de ensino terem a passagem custeada através de renúncias fiscal tanto do Estado como das Prefeituras que aderirem ao modelo. A votação foi unânime e acompanhada por um agrande número de estudantes. Apesar das muitas discussões a respeito da matéria, acabou aprovada por unanimidade.
Em sua Mensagem que acompanhava o projeto, o governador Camilo Capiberibe (PSB) dizia que disse que as manifestações populares de junho deste ano pelo país foram para cobrar providências mais rápidas e eficazes para problemas como o transporte gratuito a estudantes. “Historicamente o custo do transporte público tem sido um dos principais alvos das queixas e críticas endereçadas às autoridades federais, estaduais e municipais”, pondera o governador.

Debates – Na parte da sessão destina a se debater a matéria, houve muitos posicionamentos com dúvidas a respeito dos efeitos e do alcance da proposta. Marília Góes (PDT) disse que existem cerca de 30 mil estudantes cadastrados junto aos organismos do Transporte de Passageiros, mas que apenas 10 mil seriam beneficiados pelo PSE. “O projeto era para ser inclusivo e não exclusivo, como é que saberemos quem poderá receber o benefício ou não?”, indagou a parlamentar.
Jorge Salomão (PROS) disse que ao ler atentamente o projeto, não encontrou a informação de que o benefício seria limitado apenas a 10 mil estudantes. “Pelo contrário, o projeto não define limites de estudantes beneficiados, mas define regras claras para quem tenha o custo com transporte público custeado, como ser reconhecidamente carente”, disse Salomão.
Além da situação de carência econômica, o programa de gratuidade nos transportes públicos exige que o aluno faça uma inscrição própria e que esta seja deferida, bem como que esteja regularmente matriculado e que resida a mais de mil metros de distância de sua escola. “A Assembleia Legislativa mais uma vez cumpre o seu papel em dar legalidade a atos do Executivo que venham ao encontro dos interesses da sociedade, como esse projeto de gratuidade nos transportes coletivos, uma demanda histórica dos estudantes”, disse o presidente Júnior Favacho (PMDB).

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação - DECOM
Direção do DECOM - Cleber Barbosa
Texto - Ediana Franklin | Fotos - Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...