Pesquisar este blog

sábado, 30 de novembro de 2013

Em visita ao município de Amapá, Júnior Favacho celebra avanços em infraestrutura

O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Júnior Favacho (PMDB), visitou o município de Amapá, no centro-oeste do Estado, quando percorreu a 25ª Agropesc, a maior exposição agro 
O presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Júnior Favacho (PMDB), visitou o município de Amapá, no centro-oeste do Estado, quando percorreu a 25ª Agropesc, a maior exposição agropecuária do interior. Ele celebrou a entrega da obra de pavimentação do chamado Ramal da Bacabinha, um trecho de cerca de 20 quilômetros que liga a sede do município à BR-156. Para ele, os avanços em infraestrutura ajudam o Estado a se desenvolver.
O município foi criado em 22 de outubro de 1901 e sua história está basicamente ligada a questões litigiosas com a França, que reivindicou soberania sobre a área. Nos episódios diplomáticos e de batalhas militares que culminaram com a conquista brasileira desse território em1900, teve destaque a figura de Francisco Xavier da Veiga Cabral (o Cabralzinho), que por seus atos de bravura e coragem tornou-se uma figura heróica para o Estado.
Para Favacho, os recentes investimentos em estradas, comunicações e incentivos à agricultura poderão levar o município de Amapá a resgatar toda a pujança e importância econômica do lugar, cuja principal atividade econômica é a pecuária. “Mas também é aqui que estão chegando os investimentos em pesquisa de gás e petróleo, portanto aliada à vocação portuária a cidade de Amapá tem tudo para despontar como uma das mais importantes do interior”, disse o presidente da ALAP.
Júnior Favacho lembrou que no início do projeto Icomi, nos anos 1950, havia uma ideia inicial de que o manganês extraído de Serra do Navio pudesse ser embarcado em um porto no município de Amapá, para onde chegaria a ferrovia da EFA (Estrada de Ferro do Amapá). Ele disse que dotar as cidades do interior de condições adequadas para uma melhor qualidade de vida pode ajudar a fixar essas populações no campo e diminuir a pressão sobre os aparelhos urbanos, em cidades como Macapá e Santana.
Favacho concluiu lembrando que foi com o apoio decisivo da Assembleia Legislativa que o Estado pode acessar recursos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), e assim tocar obras importantes contempladas dentro do Plano Rodoviário Estadual. “Assim como os ramais da Bacabinha e da Base Aérea estão sendo entregues, o Amapá avança em obras em estradas, ramais e eixos rodoviários, como no acesso a Pracuúba e também na região da Pedreira e Mazagão Velho”, concluiu Favacho.

Assembleia Legislativa do Estado do amapá – ALAP
Departamento de comunicação - DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...