Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Deputado Manoel Brasil homenageia Desembargador Dôglas Evangelista

Desembargador Dôglas Evangelista
O sapateiro que não quis ser médico e nem professor tornou-se magistrado, cuja visão antecipada da realidade o motivou a vencer as barreiras de seu tempo. Desde o começo de sua carreira jurídica, a sensação de missão cumprida está presente na vida do Desembargador Dôglas Evangelista Ramos, que foi homenageado pelo deputado Manoel Brasil (PTN), durante a sessão desta terça-feira (12) na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), por estar completando 70 anos de vida e passando para a aposentaria da magistratura amapaense, após 22 anos como desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), onde foi empossado como primeiro presidente em 1991.
Manoel Brasil lembrou da trajetória de vida do desembargador, que esteve presente na sessão solene de posse dos deputados Constituinte, que foram diplomados pela Desembargadora Maria Lúcia Marcos dos Santos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Pará, em 1º de janeiro de 1991. “Lá estava Dôglas Evangelista que tinha a incumbência, concedida pelo então governador Anníbal Barcellos de montar a justiça amapaense”, frisou o deputado, lembrando que por algum tempo o tribunal funcionou na esquina da Rua Leopoldo Machado com a Avenida Feliciano Coelho, bairro do Trem.  
O deputado citou a formação profissional do desembargador que se formou em 1971, em Bacharel em Direito pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados da Universidade de Brasília-UnB e, após ter exercido cargos na magistratura em Porto Velho (RO) e Macapá.
No âmbito da justiça amapaense, o desembargador Dôglas Evangelista exerceu vários cargos, chegando a ocupar o cargo de Governador do Estado, em exercício.  “Nossa luta sempre foi buscar uma justiça célere e segura para o cidadão. O Judiciário tem o compromisso com a sociedade. A sua missão, guardiã da justiça, está indissoluvelmente ligada à afetividade e à eficiência operacional. Se o povo, se a sociedade como um todo, tem fome e sede de justiça, então o judiciário tem por obrigação desaciá-los. Tem de abrir as suas portas para todos que buscam justiça, tem de produzir decisões em tempo razoável", agradeceu o desembargador.
“O tempo passa, já são 70 anos, chegou ao Amapá jovem e contribuiu com a justiça amapaense. Apesar de baiano Doglas Evangelista é um grande amapaense”, orgulha-se o deputado Manoel Brasil ao encerrar seu pronunciamento na tribuna da Casa.



Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...