Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Deputado cobra aumento da cota de Óleo Diesel para as aldeias indígenas de Oiapoque

Na sessão desta quarta-feira (11), da Assembleia Legislativa, 71 requerimentos fizeram parta da leitura do expediente da pauta dos trabalhos, sendo 65 de autoria do deputado Valdeco Vieira (PPS). Desse total a metade foi direcionado ao diretor-presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), José Ramalho, solicitando o aumento da cota de óleo diesel que é disponibilizado para as 37 aldeias indígenas de Oiapoque, município localizado a 576 km de Macapá.
Segundo os indígenas habitantes das aldeias em questão, o óleo diesel que está sendo repassado não supre a necessidade daquela localidade. “Com a atual cota de combustível, os nossos irmãos dispõem de poucas horas de fornecimento de energia”, justifica o parlamentar.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre pesquisa de quantidade e a distribuição da população indígena no Brasil, Oiapoque está entre os 10 municípios brasileiros com maior proporção de indígenas na sua população rural, com 77,2%, ou seja, das 7.408 pessoas que se autodeclararam indígenas no Amapá em 2010, 1.360 moravam na zona urbana e 6.048 na zona rural.
Na BR-156, que liga as cidades de Oiapoque e Macapá, estão localizadas mais três aldeias Karipuna: a aldeia Piquiá, no Km 40, a aldeia Curipi, no Km 50, e a aldeia Estrela no Km 70. Esta estrada corta a área indígena do Uaçá justamente na região das cabeceiras dos rios Uaçá, Curipi. “O Poder Público tem a obrigação Constitucional de atender um pleito insignificante para o Estado, mas, de grande avalia para os irmãos indígenas”, defende Valdeco Vieira.
Dados do cartório eleitoral da cidade de Oiapoque mostram que os indígenas somam 2.871 dos 17.023 eleitores, o que representa 17%. O número é uma estimativa, pois corresponde à soma dos eleitores que votam em aldeias, de onde se deduz que todos, ou a maioria, sejam indígenas.





Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias
Foto: Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...