Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval será discutida em audiência pública na Assembleia Legislativa

Na próxima sexta-feira (27) o plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) será palco de um grande debate sobre um dos víeis que poderá contribuir com a economia amapaense. A audiência pública proposta pelo deputado Zé Luiz (PT) em parceria com a deputada federal Dalva Figueiredo, também do PT, vai abordar o tema “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval”.

De acordo com a justificativa apresentada pelos parlamentares, o marco da identidade nacional, o Carnaval envolve uma elaborada logística organizacional, que tem início meses antes do evento. A realização da festa impulsiona a economia brasileira, com o trânsito de milhões de turistas pelo país, além da geração de empregos temporários.

Segundo dados do Ministério do Turismo, referente ao ano vigente, nos quatro dias de festejos carnavalescos de 2013, 6,2 milhões de turistas deslocaram-se pelo País, proporcionando a geração de receita de R$ 5,7 bilhões. O estudo identifica uma cadeia econômica prodigiosa, que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 2,9 milhões de empregos diretos. Já estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizados e Trabalhos Temporário (Assenttem), divulgada nos dias que antecederam o carnaval 2013, projetava a geração de 250 mil empregos temporários em todo o País durante o evento. A cadeia econômica carnavalesca gera uma série de empregos e renda, impactando em distintos setores, como o mercado fonográfico, a indústria têxtil, o setor de bebidas e alimentos, turismo, hotelaria, transporte, segurança, lazer e entretenimento. “O carnaval vai além dos quatro dias de festa, a comunidade local participa dos preparativos no período que antecede a festa, é preciso ter uma avaliação de toda essa dinâmica”, defende o deputado Zé Luiz. De acordo com ele, é necessário entender como transformar o potencial turístico em riquezas para o Estado.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Textos: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz/Decom/ALAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...