Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Deputado Zé Luiz trabalha pela implantação de centros de diagnóstico de Câncer de Mama

O deputado Zé Luiz, líder do PT na Assembleia Legislativa (ALAP), protocolou requerimento em regimento de urgência, solicitando do governador do Estado, Camilo Capiberibe, a implantação de dois centros de mamografia nos municípios de Macapá e Santana. “O que solicito ao governo do Estado é que viabilize de forma imediata as instalações destes centros especializados para as mulheres de Macapá e Santana que há muito tempo esperam por estas unidades, já que os municípios denotam de forma clara a carência para a efetividade destes exames”, justifica o parlamentar.

A mamografia é um procedimento de grande importância nos métodos de prevenção ao câncer de mamas, através dela, homens e mulheres podem identificar a presença de nódulos e microcalcificações, em tempo hábil para tratamento. Para realizar este exame, a mama é comprimida rapidamente no equipamento chamado mamógrafo, capturando a imagem por meio de baixas doses de radiação, que tem por finalidade o estudo do tecido mamário.

O deputado Zé Luiz, indicou duas áreas livres que poderão receber as instalações do centro no município de Santana, uma no Hospital Estadual e no Centro de Diagnóstico da Mulher.

De acordo com o parlamentar, o Centro deverá dispor de profissionais capacitados, médicos e técnicos, além de equipamentos de alta definição para diagnosticar exames provenientes do município. “O Centro irá agilizar o processo de transmissão dos diagnósticos mais precisos, facilitando o encaminhamento para tratamento adequado e rápido, antes que o câncer se instale no organismo da paciente. É um avanço no que se refere à modernidade e tecnologia na prática do tratamento do câncer de mama”, explicou.

O vice-presidente da Comissão de Saúde (CAS) da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Brasil (PRB), ressaltou a importância do tratamento da mulher após os 40 anos de idade. “Como cardiologista nos defrontamos com mulheres que entram no eixo do climatério, quando existe o déficit de estrogênio e a mulher atinge a ultima menstruação, a menopausa. Ela passa a ter diversas dificuldades. Precisamos ter instrumentos pra deixar essas mulheres mais alegres, esse projeto é um desses instrumentos”, comentou.

O presidente da CAS, deputado Jaci Amanajás, também parabenizou a preocupação do deputado Zé Luiz e citou como exemplo a medicina executada em Cuba, que trabalha com a prevenção e tem aumento a longevidade do povo que alcança quase 78 anos de vida.

Ao usar da palavra o deputado Antônio Furlan, que também exerce a medicina, destacou que o assunto saúde tem sido um dos temas mais discutidos nas sessões da Assembleia Legislativa.

Representando o município de Santana no parlamento amapaense, a deputada Mira Rocha (PTB), disse que o centro vem para beneficiar as mulheres que não dispõe de recurso financeiro para realizar o exame em clínica particular. “Quanto antes uma mulher descobrir se existe algum problema no seio, facilita a cura. Sabemos que hoje o nosso estado não dispõe desse serviço e as mulheres quando descobrem que estão com algum tipo de anomalia no seio, é tarde demais”, destacou a parlamentar parabenizando a iniciativa do deputado.

Para Mira Rocha, o centro não vai atender apenas as mulheres de Macapá e Santana, e, sim de todo o Estado, devido à carência do atendimento nas comunidades ribeirinhas e até mesmo de ilhas do Estado do Pará.



Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...