Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Deputada Mira Rocha requer a convocação da secretária da SESA para prestar esclarecimentos do TFD

O que era para ser um benefício para a população, aos poucos se torna um tormento. O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), um programa de apoio que o paciente recebe do Governo Federal quando um problema de saúde não pode ser tratado no município, tem sido alvo constante de reclamações e críticas. Por isso, a deputada estadual Mira Rocha (PTB) requereu na sessão desta segunda-feira (12), a convocação da secretária estadual de saúde, Olinda Consuelo e da gerente do TED - Tratamento Fora de Domicílio, Maria Anunciada Barral, para prestar explicações a respeito da atual situação de Pacientes em Tratamento em outros Estados.

Segundo a parlamentar, a demora no andamento de processos é a reclamação mais comum entre os pacientes. Mais de mil pessoas utilizam os serviços do TFD no estado. "Está virando rotina. Todos os dias chegam denúncias de pessoas que estão mais de 90 dias em outros estados, porque a emissão de passagens é demorada; além da ajuda de custo que só é liberada por volta de 4 meses depois da entrada no processo. Isso quando ocorre a liberação deste dinheiro", diz Mira Rocha.

A deputada durante sua fala no plenário frisou a importância de explicações quanto ao funcionamento do TFD no Amapá, porque pessoas estão passando fome nesses lugares com a falta de pagamento.

Através de relatos, Mira Rocha ouviu de alguns pacientes que tiveram que arcar com o tratamento com recursos próprios, recursos estes que deveriam ser ressarcidos assim que os pacientes retornassem ao estado. Porém muitos estão sem receber desde o ano passado. Em alguns casos, como forma de viabilizar o deslocamento, foram efetuados empréstimos em dinheiro para custear as despesas com a viagem.

Em junho deste ano, a parlamentar requereu ao Governador do Estado através da SESA, efetuar o pagamento de diárias e passagens aéreas aos pacientes que necessitam fazer tratamento médico fora do domicílio (TFD) com urgência. E até a presente data não houve resposta pelo estado.
A convocação foi aprovada pelos demais parlamentares em plenário. 

Andréia Freitas
Ascom Gab. Dep. Mira Rocha
Atualização: Rômulo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...