Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Assembleia Legislativa revoga projeto de auxílio saúde aos deputados


A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) revogou nesta segunda-feira (12) a Resolução que tratava sobre o auxílio-doença aos parlamentares estaduais, que autorizava a Casa a pagar tratamentos de saúde especializados aos deputados estaduais durante e após o término do mandato, desde que contraíssem alguma doença no exercício da legislatura. A mudança veio depois que o autor do primeiro projeto apresentou uma nova proposta, o projeto de Lei nº 0123/2013, do deputado Jorge Salomão (DEM), que acabou aprovado pela unanimidade dos parlamentares presentes à sessão desta manhã.
Ele justificou sua iniciativa tomando como base o Regimento Interno da Casa, de 1991, que em seu artigo 77, diz que o deputado que por motivo de doença comprovada se encontre impossibilitado de atender aos deveres decorrentes do exercício do mandato será concedida licença para tratamento de saúde. No parágrafo segundo reza que a Assembleia Legislativa assumirá as despesas com tratamento médico hospitalar do deputado licenciado. “Nós mudamos apenas o termo para que o deputado estivesse na ativa e acrescentamos mais dois anos”, explica o deputado, informando que o Ministério Público Estadual (MPE), dispõe do beneficio que é estendido até os inativos. “Estendemos por mais dois anos porque existem alguns tratamentos como a quimioterapia que o deputado Ocivaldo Gato estava fazendo, não era coberto pelo plano de saúde”, frisou, tomando o caso do Gatinho que estava acometido de câncer no estômago e faleceu no último dia 30 de julho em Belém.
Na observação do deputado Eider Pena (PSD), a resolução só atenderia se a pessoa licenciar-se do cargo. “A resolução já existe, caso a pessoa venha a licenciar-se receberia o beneficio como é pago aos senadores e a Câmara Federal. Mas o deputado Ocivaldo Gato, não quis se licenciar”, frisou o deputado parabenizando Jorge Salomão pela revogação da Lei e criticou as pessoas que cobraram da Assembleia Legislativa através das redes sociais. “Cobrem também da Câmara Federal, do Senado, do Ministério Publico Estadual e dos órgãos que usufruem dessa prerrogativa, que revoguem a lei. Não apenas dos deputados estaduais”, disse.
No ponto de vista do deputado Charles Marques (PSDC) a revogação da lei mostra uma grandeza da Assembleia Legislativa. “Esse instituto é um direito do profissional em todas as áreas, mas estamos abrindo mão do auxilio saúde para que não se construa um discurso mentiroso e falso contra os parlamentares amapaenses“, frisou o deputado, informando que hoje a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, dispõe da menor verba indenizatória do Brasil.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz
Atualização: Rômulo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...