Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Implantação da Santa Casa de Misericórdia é discutida na Assembleia Legislativa


      A assembleia Legislativa (ALAP) encerrou as atividades da semana dando um grande passo na busca de melhorias para a saúde do Estado do Amapá. Durante toda a manhã desta sexta-feira (9), várias autoridades e a sociedade civil participaram da audiência pública no plenário Nelson Salomão, onde foi discutida a implantação do Hospital da Santa Casa de Misericórdia no Estado, que tem como objetivo oferecer à um serviço médico de qualidade para o atendimento e assistência a comunidade mais carente, bem como, dinamizar e estrutura da saúde local através de ações voltadas ao auxilio e amparo de pessoas enfermas excluídas socialmente.
Segundo o diretor Corporativo e Assessor Especial da Assembleia Legislativa junto ao Congresso Nacional, Elpidio Amanajás, já estão locados cerca de R$ 15 mi de emendas parlamentares para inicio da construção do prédio do Hospital em Macapá. “O local será doado pelo Governo do Estado e provavelmente será na Rodovia Norte Sul”, informou Elpidio, acrescentando, que as obras devem ser iniciadas em agosto de 2014 com previsão de conclusão para 2019.  A deputada Federal (PT), Dalva Figueiredo, garantiu que a bancada federal vai se empenhar para que o projeto possa ser viabilizado.
O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, O Desembargador Douglas Evangelista Ramos, elogiou a iniciativa dos deputados Manoel Brasil, Jaci Amanajás e Ocivaldo Gato que abraçaram esta causa e premiaram o povo amapaense com a fundação da Santa Casa no Estado. “Vem em boa hora, estamos precisando ampliar a rede de atendimento a saúde no Estado”, comentou.
Durante a audiência pública foi empossada a diretoria que vai trabalhar a implantação do hospital no Estado. “Que todos tenham sucesso. É uma data importante e que cuidem desse Estado maravilhoso”, frisou o provedor da Santa de Misericórdia de Barretos (SP), Renato Perghim ao dar posse a diretoria da Santa Casa de Misericórdia do Amapá.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia do Amapá, Hilberto Ângelo Amanajás, saudou os componentes da diretoria no Estado, a família. “Temos consciência que é um projeto a médio e longo prazo, com apoio de todos podemos avançar e construir uma base onde possamos nos apoiar e dar o melhor em saúde para os nossos filhos, familiares e idosos do nosso Estado”, frisou, acrescentando que é preciso ar um passo após o outro para não comprometer a evolução e o crescimento do projeto. “Estou feliz porque sei que estamos vivendo um novo momento no nosso Estado, a Santa casa é esse novo momento”, finalizou.
Para Renato Perghim, esse é o momento de todos suspenderem a sigla partidária e lembrar das pessoas que estão precisando de saúde. “Ninguém procura uma Santa casa pra passear, quem procura é porque está precisando”, comentou, avaliando como um momento histórico para o Estado do Amapá, pelo fato da origem da Santa Casa ter surgido por iniciativa de um parlamentar estadual. “Esta Santa Casa está nascendo dentro da Assembleia Legislativa. É momento de unir as forças dos poderes federal, estadual, municipal, o executivo estadual e o povo. Temos que incluir o povo ”, frisou mostrando um documentário de pouco mais de três minutos sobre a origem da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, São Paulo.
Rui Gato, irmão do deputado Ocivaldo Gato (Gatinho), que faleceu no final do mês de julho deste ano e era um dos proponentes da audiência pública, usou a tribuna e lembrou da falta que o irmão, amigo e parlamentar faz. “Ainda estamos vivendo momentos de dor”, resumiu fazendo um pedido, que essa data fosse um marco de mudança na questão de saúde do Estado do Amapá.
O deputado Jaci Amanajás (PPS), que assumiu a função de Diretor Executivo no projeto, lembrou da Santa Casa de Misericordia do Estado do Pará, onde fez estagio ao concluir o curso de medicina. “Uma das finalidades da Santa Casa é a formação profissional dos residentes em medicina, isso vai servir para o Amapá”, comentou. O deputado também citou o exemplo do Hospital do Câncer em Barretos em São Paulo, onde estiveram em companhia do deputado Ocivaldo Gato e Manoel Brasil em visita e ficou impressionado com a estrutura e a forma que o hospital é mantido financeiramente.  “Seria muito importante ter uma unidade desta no nosso Estado”, lembra.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa

Texto: Everlando Mathias | Foto: Jaciguara Cruz
Atualização: Rômulo Araíjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...