Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Jovens discutem políticas públicas em audiência na Assembleia Legislativa

Aspecto da cerimônia de abertura da audiência pública sobre as políticas para a juventude
O mandato do deputado Zé Luiz (PT), realizou na manhã desta sexta-feira (14) a audiência pública que tratou do tema “Políticas Públicas para a Juventude”. O evento aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá e contou com a participação de jovens e mais de 20 lideranças da Juventude.
O deputado abriu os trabalhos dando as boas vindas aos presentes e destacando a importância de espaços para a discussão de temas tão relevantes como a Juventude. “A realização da nossa audiência vem ao encontro da necessidade de ampliarmos cada vez mais os espaços para a discussão destes temas que já avançaram, mas ainda precisam avançar muito. A Juventude é um destes temas”, frisou Zé Luiz, informando que a audiência tem como principal meta, sensibilizar e mobilizar a juventude e diversos setores da sociedade e, permitir que a juventude expresse seus anseios e opiniões, além de colher propostas que possam garantir politicas públicas direcionadas aos jovens do Estado do Amapá.
Em seu pronunciamento de abertura o deputado citou um pouco da progressão de vida dos jovens. Segundo o Zé Luiz, nos últimos 30 anos a população brasileira vem passando por profundas transformações em termo de composição etária, que revela um aparente paradoxo, de um lado a parcela da população idosa com 60 anos ou mais, cresce as taxas superiores os demais grupos, atingindo nos dias atuais aproximadamente 9% do total da população do País, são cerca de 15 milhões de pessoas superior a população de países como o Uruguai, Paraguai, Bolívia, Equador e muitos outros países. “Nessa década, a população de jovens atingirá sua participação máxima, nunca o Brasil teve tantos jovens entre 15 e 24 anos, e nunca mais terá”, frisou.
Dados de2002  divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o País tinha 34 milhões de jovens entre 15 e 24 anos, representando aproximadamente 20% da população, enquanto há duas décadas esse número era superior a 26 milhões, ou seja, 21,5% de toda a população. “Esses jovens demandam com intensidades diferentes, segundo sua particularidade, ou seja, a escola, saúde, cultura, esporte, lazer e emprego, enquanto progressivamente vão formando hábitos e costumes vãos também aprendendo a tomar decisões, que em grande medida irão determinar sua historia de vida. São decisões sobre trabalhar, estudar, que profissão seguir, casar ou seguir vivendo com seus pais. É esse processo de exposição e escolhas que consolidam valores, atitudes e preferencias”, conclui.
Deputado Zé Luis (PT) autor do Requerimento que originou a audiência pública
O coordenador municipal da Juventude, Yan Fernando, falou em nome das coordenarias municipais da Juventude, elogiou a iniciativa do deputado. “Um debate como este é importante, visto que no País inteiro, existem órgãos do Poder Executivo, responsável pela politica pública pra juventude. Mas infelizmente, na maioria dos municípios e capitais esses órgãos ainda são ignorados. É uma preocupação que nos temos. Aqui em Macapá 30% da população é composta por jovens, mas ao ver os noticiários vemos que principalmente o jovem negro esta sendo assassinado ou indo pra prisão. Esse é o extermínio da juventude”, frisou Yan Fernando, incentivando as autoridades a engajar a campanha de combate ao extermínio da juventude. “Não podemos aceitar que a redução da maioridade penal seja aprovada no Congresso Nacional, assim como muitos conservadores pretendem que a idade mínima caia para 16 anos”, criticou.
A Assistente Social Patrícia Oliveira, representando a Promotoria da Vara da Infância e Juventude, citou que o compromisso dos jovens na busca de melhorias para um futuro e abordou o tema “Direitos para os jovens”. A galeia teve um tempo para expor suas ideias ou perguntar aos componentes da mesa.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP
Departamento de Comunicação – Decom
Direção – Cleber Barbosa
Texto: Everlando Mathias | Foto: Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...