Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Projeto quer transformar o concurso Rainha das Rainhas em patrimônio cultural do Amapá

A deputada Sandra Ohana (PP) com Socorro Marinho no estúdio do Canal Legislativo
A deputada Sandra Ohana (PP) deu entrada nesta quarta-feira (6) no projeto de lei que tomba como patrimônio histórico cultural e imaterial do Estado do Amapá o concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense, realizado há 31 anos. O projeto deverá entrar em votação logo após o recesso de carnaval. 
Durante entrevista à rádio 99,9 (Canal Legislativo), a parlamentar ressaltou a importância do concurso para a sociedade amapaense. “O concurso mexe com a vida social e econômica da cidade. Gera emprego e renda, destaca a nossa cultura e revela a beleza das jovens amapaenses”, avaliou a deputada.
Depois de aprovado o projeto possibilitará que a coordenação do concurso possa formalizar convênios junto a instituições públicas e atrair mais investimentos da iniciativa privada. O tombamento vai conferir ainda mais credibilidade ao evento que existe há mais de três décadas e que envolve um grande número de profissionais.
A movimentação do concurso começa com o lançamento no mês de novembro. Cabeleireiros, maquiadores, costureiras, coreógrafos, seguranças, estilistas, são alguns dos profissionais que trabalham ligados diretamente às candidatas. “Todas as fantasias contam uma história, trazem uma tradição. Então, além do glamour o concurso valoriza as nossas potencialidades”, explicou Sandra Ohana.
Para a coordenadora do concurso, Socorro Marinho, o projeto veio em boa hora já que a cada ano o certame de beleza ganha maior visibilidade e é responsável pela abertura da quadra carnavalesca no Amapá. “Somente uma pessoa que já participou do concurso e que agora é deputada para reconhecer a importância do Rainha das Rainhas para a sociedade amapaense. Nós dá coordenação só temos que agradecer a coragem da deputada Sandra Ohana em fazer este projeto de tombamento”, acrescentou a coordenadora, lembrando que Sandra Ohana foi uma das candidatas mais bonitas que já desfilou no palco do Trem Desportivo Clube.

O que é patrimônio cultural imaterial (ou patrimônio cultural intangível)?
É uma concepção de patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

Ascom Dep. Sandra Ohana
Foto: Gerson Barbosa/Decom/ALAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...