Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de maio de 2018

Fazenda da Esperança recebe apoio institucional do poder Judiciário do Amapá



Representando a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o deputado Charles Marques (DC), acompanhado do representante institucional da Alap em Brasília, Elpídio Amanajás, visitou o Tribunal de Justiça do Estado (Tjap), na manhã desta terça-feira (8), onde foi recebido pelo presidente da instituição, desembargador Carlos Tork e pelo juiz auxiliar da presidência, João Matos. No encontro, Charles Marques solicitou o apoio institucional do Judiciário para a implantação e manutenção da Fazenda da Esperança no estado.

Para o Juiz João Matos, existem mecanismos administrativos, como os recursos provenientes de penas alternativas, que permitem esse apoio. "O Judiciário tem muito a colaborar. Não apenas em termos de política para a implementação do projeto, sobretudo, no diálogo com toda a magistratura, mas, sem dúvida alguma, com os fundos financeiros provenientes de penas pecuniárias, administrados pelo Judiciário. Para isso, haverá todo um trabalho formal, um diálogo com os magistrados que administram esses fundos, para que esses valores possam chegar à Fazenda da Esperança em termos de serviços, em prol das pessoas em vulnerabilidade, em decorrência da toxicodependência", acentuou o magistrado.

O presidente do Tjap, desembargador Carlos Tork, elogiou o projeto e prometeu reunir-se com os magistrados que gerenciam fundos financeiros para buscar formas de contribuir com a Fazenda. “A comunidade de dependentes químicos, é aquilo que a gente chama de excluídos. Excluídos de sentimento coletivo, seja pela própria dependência, seja pelo que isso gera na sociedade. Projetos como esse, da Fazenda da Esperança, dão exatamente esse tom. O tom da esperança, de voltar à inclusão. A inclusão da humanidade, a inclusão do sentimento e a inclusão do social. Nós, do Judiciário, apoiaremos naquilo que for possível, dentro dos nossos limites. Já iniciamos uma agenda de trabalho, para a conversa evoluir e, tenho certeza de que, a partir da coordenação do desembargador Romel Araújo e dos juízes Rogério Funfas, Priscila e João Matos, o assunto evoluirá. Além do apoio financeiro que poderá ser concretizado por meio de nossa estrutura de fundos, a Fazenda da Esperança terá, certamente, todo apoio institucional necessário”, enfatizou.

Para o deputado Charles Marques, a visita serviu para confirmar o compromisso com a sociedade amapaense, que o Judiciário sempre demonstrou ter. "O Judiciário, na pessoa do desembargador Tork, confirmou sua participação no apoio à implantação da Fazenda da Esperança no Amapá. Esse projeto, que trará oportunidade de recuperação de vidas, vida de jovens, vida de adolescentes e até de idosos. Porque é um projeto, efetivamente, certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o primeiro, e, por enquanto, o único no Brasil a comprovar a recuperação acima de 80%. A grande diferença dela (Fazenda) paras as clínicas de recuperação é que nela não se utilizam remédios. A recuperação é feita pela alegria, por serem tratados como seres humanos, por serem amados. E isso gera, dentro dos seus cérebros, uma satisfação tão grande que dispensa o tratamento químico, poupando-os das crises de abstinência. E o Judiciário amapaense, ao abraçar esta causa, demonstra mais uma vez o seu compromisso com o social", afirmou o parlamentar, lembrando que "todos os órgãos, todas as pessoas devem se envolver para que as soluções sejam encontradas, afinal, os problemas sociais são de todos nós".

Elpídio Amanajás, um dos articuladores em prol do projeto Fazenda da Esperança, considerou positiva a visita e anunciou a data da inauguração das instalações do projeto no estado. "O Judiciário amapaense caminhará junto com o Legislativo na implantação desse projeto no estado. Já haverá um desdobramento dessa visita, que será uma reunião com os magistrados para tomarem conhecimento e, com certeza, se engajarem, nesse projeto. Assim, a Fazenda da Esperança se consolida cada vez mais, com a adesão de outras instituições como o Tribunal de Justiça. Isso garante que a instituição, cuja obra será inaugurada dia 22 de julho deste ano, se instale definitivamente no Amapá", assegurou.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...