Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Audiência pública debaterá sobre fechamento de garimpo em Tartarugalzinho



A Assembleia Legislativa promoverá nesta terça-feira (29), às 15h, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, audiência pública, de iniciativa do deputado Pedro DaLua (PSC), onde pretende reunir membros da Cooperativa Extrativista Mineral do Estado do Amapá (Coemap), gestores de Tartarugalzinho, vereadores, representantes da prefeitura daquele município e garimpeiros que buscam desesperadamente uma solução para o fechamento da atividade mineral na região. O juiz federal João Bosco Soares também será um dos convidados.

A atividade garimpeira em Tartarugalzinho começou a movimentar dinheiro na cidade, que tem uma economia considerada fraca. Cerca de 300 famílias se mudaram para a região, o equivalente a mais de 1 mil pessoas. Mas, em outubro do ano passado, durante operação da Polícia Federal, o garimpo foi fechado sob a alegação de que o direito de lavra do local pertence à Mineradora Beadell.

Na semana passada, o deputado Pedro DaLua participou de audiência pública com os garimpeiros e prometeu ampliar o debate na Assembleia Legislativa. Depois de ouvir atentamente todas as reivindicações dos presentes, o parlamentar usou da palavra e garantiu que a Assembleia Legislativa entrará na luta e provocará audiências e ingerências junto a todos os agentes públicos e privados que tenham alguma relação com o fechamento e com a reabertura da garimpagem. 

"Tanto eu quanto a cooperativa, reconhecemos na bancada de deputados federais o empenho para a resolução desta questão que é econômica e social, especialmente dos deputados Cabuçu Borges [MDB] e Vinícius Gurgel [PR]. Mas temos que ter a união de todos para devolver ao povo do Amapá aquilo que é do povo do Amapá", diz o deputado Pedro DaLua.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Gabinete Deputado Pedro DaLua
Foto: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...