Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Parlamentares ouvem demandas das áreas da saúde e de segurança pública de Laranjal do Jari



A temporada de chuvas que todos os anos provoca inundações no municipio de Laranjal do Jari traz à população doenças transmitidas pela presença de agentes infecciosos nas águas, com sintomas que podem demorar a surgir.
Há também um aumento na proliferação dos vetores de doenças, como ratos e mosquitos, e de picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras.
Este ano quase cem pessoas foram atingidas pelas águas do rio Jari que subiu 2,50 metros deixando centenas de casas no fundo. 

A diretora do Hospital Estadual no município, Irlany Queiroga de Souza, informou aos membros da Comissão de Saúde (CAS) e de Administração Pública  (CAP), da Assembleia Legislativa do Amapá, deputados Fabrício Furlan (PCdoB), Jory Oeiras (DC) e a deputada Telma Gurgel  (PRP) que a unidade realizou uma ação social em parceria com o Super Fácil junto os moradores vítimas da enchente. "Vamos agilizar junto ao Governo do Estado que disponibilize ações da Secretaria Estadual de Saúde para atender essa parte da população vítima da enchente", destacou o deputado Jory Oeiras, que também integra a Comissão de Saúde da Casa. 
A diretora Irlany Queiroga, informou que a maioria das doenças ocorre devido à ingestão de água contaminada ou pelo simples contato. "As mais comuns são: leptospirose, diarreias e até hepatite A, tendem a aumentar nesta época do ano e a população precisa estar atenta a sintomas como febre, dores e amarelamento da pele, que podem representar ameaças à saúde, mesmo depois de dias do contato com a água", orienta a diretora.
A deputada Telma Gurgel, mostrou preocupação quanto a qualidade no atendimento devido ao grande número de atendimentos. 
 "A demanda aumentou, mas nada grave, que justifique uma mobilização maior", tranquilizou a direção do hospital.
Segurança - Para evitar saques as casas deixadas pela população, a Polícia Militar montou esquema de segurança 24 horas com uma viatura percorrendo as vias de acesso aos bairros inundados. "E mantemos duas guarnições a pé", informou deputados o capitão J. Carlos, que aproveitou para pedir aos deputados que possam agilizar a liberação de uma viatura enviada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública  (Senasp), que encontra no pátio do Comando Geral da Polícia Militar em Macapá."Estamos com duas viaturas para atender a área Rita e urbana do município", frisou o capitão. 
Os deputados asseguram que vão intervir no processo de liberação da viatura, assim, como vão levar ao governador do Estado, Antônio Waldez Góes às necessidades do 11 Batalhão do Vale do Jari. 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Gabinete Deputada Telma Gurgel
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...