Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Comissão apresentará relatório sobre situação das famílias afetadas pela enchente em Laranjal do Jari



A Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa do Amapá vai apresentar nos próximos dias o relatório sobre a real situação das famílias afetadas pela enchente no município de Laranjal do Jari, no sul do estado, ocasionada pela elevação do nível do rio Jari. A situação dos desabrigados também é acompanhada pela Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e pela Defesa Civil.

Os deputados estiveram nas áreas afetadas. Ao todo, oito bairros foram inundados: Samaúma, Malvinas, Centro, Três Irmãos, Santarém, Sagrado Coração de Jesus, Nova Esperança e Mirilândia, além dos moradores das comunidades rurais de Santo Antônio da Cachoeira, São José e Padaria.

O levantamento foi feito durante a estada dos integrantes da comissão na cidade. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da CAP, deputado Fabrício Furlan (PCdoB), acompanhado do deputado Jory Oeiras (DC) e da deputada Telma Gurgel (PRP). 

"O poder Legislativo está sempre presente nos municípios para prestar toda a assistência necessária aos populares, principalmente em ocasiões como está, onde pessoas são atingidas pela enchente, por conta da elevação do rio Jari", resumiu Fabrício Furlan.

Todo o material irá compor o  documento a ser apresentado ao parlamento e também ao Governo do Estado. Os parlamentares, antes de retornaram a Macapá, ouviram os moradores e, trazem na bagagem os principais anseios dos populares que desejam uma mudança nesse cenário nos próximos anos, uma vez que as enchentes em Laranjal se repetem todos os anos e sempre nesse período.

Eles também receberam a informação de que o nível do rio começou a baixar. De acordo com a Defesa Civil do município, este ano o nível do rio subiu 2,50 metros.

Segundo os dados apresentados aos parlamentares, as pessoas atingidas pelas enchentes foram levadas para casa de amigos, de parentes ou para a Escola Estadual Mineko Hayshida. 

Em conversa com os deputados, o o representante da Defesa Civil Municipal, Erbson da Silva Souza, disse que os abrigos na Escola Mineko foram preparados com recursos do estado e custaram R$ 160 mil do Governo do Estado.

Como o nível do rio começou a baixar, o trabalho agora será para reconduzir os alojados às residências deles. "A partir de agora, o dinheiro será usado para a remoção das famílias, socorro, assistência e aquisição de cestas básicas aos afetados", explicou Erbson Souza. 

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Gabinete Deputada Telma Gurgel / Defesa Civil de Laranjal
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...