Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Mulheres quilombolas são capacitadas pelo projeto Caminho Empreendedor



A mulher que empreende não só muda de vida, como também transforma a vida de outras mulheres, gerando uma cadeia de empreendedorismo. É essa perspectiva que o projeto Caminho Empreendedor trabalha. Em mais uma etapa, as mulheres da comunidade quilombola São José do Matapi do Porto do Céu, em Macapá, receberam orientações de como podem trabalhar o artesanato como fonte de renda.

No sábado, 21, mais de 40 mulheres participaram da palestra "O Seu Futuro É Você Quem Faz", ministrada pela deputada estadual Marilia Góes (PDT), que preside a Frente Parlamentar Em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e
Economia Solidária.
As participantes também foram contempladas com um curso de aperfeiçoamento de biobijuteria.


"Estamos dando condições para que esse artesanato se torne um produto rentável para as mulheres. Qualificando as artesãs e agregando valor ao produto por meio do projeto Caminho Empreendedor", destacou Marilia Góes.


Nice Costa, de 27 anos, trabalha com piscicultura e viu na produção de biobijuterias uma forma de ampliar o mercado de vendas. “Pretendo fornecer as escamas de peixes para as mulheres que produzem as biobijuterias”, informou a jovem empreendedora.

O aproveitamento das escamas que iriam para o lixo é mais um mercado para o empreendimento da jovem. "É uma oportunidade de ampliar a comercialização e de ajudar outras mulheres a terem uma renda. O Caminho Empreendedor veio para despertar esse olhar e incentivar a gente a buscar uma vida melhor para as mulheres do quilombo", disse.

A oportunidade agradou a Maria e Sebastiana, que produzem as biobijuterias. Organizadas em associação elas utilizam escamas e couro de peixe para produzir as peças. "É um produto único que trabalhamos valorizando a matéria-prima da floresta. Quanto mais reduzirmos o custo de produção, conseguiremos produzir mais e ter uma renda maior", explicou Sebastiana.

As participantes também receberam orientações financeiras e de cooperativismo para que possam trabalhar em grupo e assim aumentar a produção. O projeto é realizado pela Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária. Além da deputada Marilia, as deputadas Janete Tavares (PPS), Aparecida Salomão (PSD)e Edna Auzier (PSD); e o deputado Max da AABB (SD) também integram a Frente.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Gabinete Deputada Marilia Góes
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...