Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2018

Deputada Marilia participa de programação alusiva à conscientização do autismo



"Igual, diferente, igual, diferente" cantaram os alunos do Centro Educacional Raimundo Nonato para o público que participou da Páscoa Azul, evento realizado em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado na segunda-feira (2). A música foi o meio encontrado para expressarem o que sentem. 

Além das apresentações das crianças, a programação contou com atividades da Comissão da Criança, do Adolescente e da Assistência Social da Assembleia Legislativa do Amapá e a tradicional hora de acender as luzes azuis. Glaucio Silveira participou do evento acompanhando o filho Léo, de 14 anos, que foi diagnosticado com autismo ainda criança. "Meu filho adora o Raimundo Nonato e se sente bem aqui", afirmou. 

Segundo o fisioterapeuta, até os dois anos de idade não sabia que o filho apresentava qualquer comprometimento comportamental. Após essa idade, começou a perceber algumas alterações no comportamento. Com dois anos e meio, Léo parou de falar completamente, se isolava e começou a apresentar outras atitudes que caracterizavam o autismo, mas, por falta de conhecimento, os pais não identificaram logo.

Com a ajuda de vários profissionais e a indicação de um livro sobre autismo, Glaucio começou a entender o diagnóstico. "No início foi difícil aceitar o diagnóstico. Fizemos a avaliação aqui no Amapá, recebemos o laudo e, desde então, começamos a fazer o tratamento". Assim como o pai do Léo, outras pessoas também enfrentam desafios nesse mundo azul. Por isso, a importância de tratar o tema e sensibilizar governo e sociedade para que juntos possam garantir um mundo mais igualitário. 

"Quando propomos as leis para beneficiar as pessoas com autismo, queremos de alguma forma ajudar a melhorar a vida dessas pessoas, que, como elas cantaram, são diferentes no jeito, mas iguais como cidadãos e merecem ter esses direitos garantidos", afirmou a deputada estadual Marilia Góes, que preside a Comissão da Criança, do Adolescente e da Assistência Social. "A isenção do IPVA, a meia-entrada, a redução da carga horária, permite mais qualidade de vida para o meu filho e todas as outras pessoas com autismo", afirmou Gláucio, que é beneficiado com a isenção do IPVA e agora tenta a redução da carga horária da esposa Gilcelene, que é servidora efetiva do Estado. 

Atualmente, o Centro possui 420 alunos. Destes, 220 são autistas. Pessoas que esperam uma oportunidade, amor, apoio e respeito. "A vida é mais leve sem preconceitos. Buscamos pela igualdade de direitos e isso é possível por meio de leis que saíram do papel e estão funcionando", disse a diretora do Raimundo Nonato. A programação encerrou com a tradicional hora de acender as luzes. Momento no qual o prédio é iluminado com a cor azul, símbolo do autismo.

Liga da Proteção

A Comissão da Criança participou do evento com a Liga da Proteção, projeto que realiza atividades educativas abordando temas como o autismo por meio da pintura, customização de máscaras de super-heróis e distribuição de revistas. "São meios de trabalharmos o tema autismo de forma lúdica e mais compreensível tanto para as crianças quanto para outras pessoas que ainda não conhecem o assunto", disse a parlamentar.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Anne Santos - Gabinete Deputada Marilia Góes
Fotos: Ruan Alves - Gabinete Deputada Marilia Góes
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: alap.oficial
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...