Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de março de 2018

Protocolado requerimento pedindo retorno imediato dos vigilantes nas escolas



O deputado estadual Pedro DaLua (PSC) protocolou na manhã desta quarta-feira (14), o Requerimento 263/2018, onde pede o retorno imediato dos vigilantes para garantir a segurança das escolas estaduais. O documento diz que seja solicitado ao governador do Estado, Waldez Góes (PDT), que determine às secretarias de Estado da Administração (Sead), Educação (Seed), Fazenda (Sefaz) e de Planejamento (Seplan) que realizem, em caráter de urgência, estudo com vistas a contratação de vigilantes por meio dos caixas escolares nas escolas públicas estaduais. 

O deputado requer ainda que seja efetivada a contratação imediata desses trabalhadores em função da situação de insegurança e calamidade, e feito estudo sobre a possibilidade de contratação desses trabalhadores em caráter efetivo, por meio de concurso público, resguardados os direitos adquiridos por aqueles que já prestam ou prestaram serviço ao Estado. “O pedido é em caráter de urgência, pois de agosto a dezembro de 2016, foram registradas 131 ocorrências de assaltos. Os dados são da Polícia Militar, baseados nas ocorrências notificadas no Ciodes e nos relatórios mensais das Companhias de Policiamento Escolar”, informa o parlamentar. 

De janeiro a julho de 2017, foram outros 73 assaltos a escolas. A Polícia Militar não divulgou os dados do segundo semestre, mas se estima que o ano fechou com mais de 140 assaltos. Os dados são alarmantes, pois, até 2015, quando os vigilantes estavam em seus postos fazendo a segurança das escolas, essas ocorrências não chegavam a 30 por ano. Em 2016, num período de 150 dias, houve 131 assaltos. Praticamente um assalto a cada dia.

O documento será votado na próxima semana. DaLua também realizará uma audiência pública para debater o assunto.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Gabinete Deputado Pedro DaLua
Foto: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...