Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de março de 2018

Comissão requer segurança em unidades de saúde do Estado

Um incidente ocorrido no domingo (4), na unidade mista de saúde do município de Santana, acendeu o sinal vermelho sobre a situação de insegurança existente nos estabelecimentos de saúde pública do Estado, fazendo com que o assunto fosse tema de debate na primeira sessão extraordinária da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), realizada nesta terça-feira (6). Na ocasião, foi aprovado requerimento ao Governo do Estado solicitando policiamento ostensivo para o local.
Segundo o deputado Jory Oeiras (PRB), um meliante tentou assassinar o outro que estava recebendo atendimento médico no hospital. "O episódio deixa claro que várias unidades estão desguarnecidas de segurança, colocando em risco a integridade física e a vida tanto de pacientes quanto de servidores, e até mesmo de populares que, eventualmente, passam por essas unidades. Estamos unindo força com os membros das comissões de Segurança Pública e de Direitos Humanos, para conseguir o policiamento tanto para Santana quanto para outras unidades que precisam dessa segurança", disse o deputado.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Furlan (PTB), disse que a despeito de já ter ouvido do governador Waldez Góes (PDT) que o reduzido efetivo de policiais militares impedia esse policiamento e que o problema seria resolvido com o recrutamento de novos PMs, voltará a falar com o chefe do Executivo para que dê urgência ao atendimento desse pleito. "Iremos ao governador e também visitaremos a unidade para ver a real situação", prometeu o parlamentar.
Na mesma sessão, foram aprovados três projetos referentes à Saúde Pública, em tramitação no Parlamento. O primeiro, de autoria do deputado Oliveira Santos (PRB), garante atendimento médico a cardíacos com mais de 40 anos. O segundo, da deputada Luciana Gurgel (PMB), dispõe sobre o acesso à saúde via online, que permitirá marcação de consultas e exames clínicos por meio da internet. O terceiro projeto, também da deputada Luciana Gurgel, cria a obrigatoriedade de exibir placas de advertência sobre o uso indevido de anabolizantes. Os avisos deverão ser exibidos em locais de grande visibilidade, em lojas de suplemento alimentares, clubes, estabelecimentos esportivos e academias de ginástica.
Todas as matérias aprovadas ainda passarão pela apreciação do Plenário da Casa de Leis, antes de serem encaminhadas à apreciação do governador do Estado. A sessão foi presidida pelo deputado Dr. Furlan e contou com a participação dos deputados Jaci Amanajás e Jory Oeiras.





AGÊNCIA DE NOTÍCIAS – Alap
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...