Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Meio Ambiente: Comissão de Relações Exteriores da Alap realiza audiência pública em Saint-Georges

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) promoveu nesta sexta-feira (1), no anexo da Prefeitura de Saint-Georges, na Guiana Francesa, audiência pública sobre meio ambiente. A pauta foi específica sobre o lixo produzido nas cidades de Oiapoque e Saint-Georges.

O diretor de Gabinete da Prefeitura de Saint-Georges, Antoné Leduc, destacou a importância de uma cooperação para a construção de um local adequado para o acondicionamento de todo lixo produzido em Oiapoque e Saint-Georges. "Inclusive, com a aquisição de um navio para o transporte dos resíduos, já que hoje o lixo de Saint-George e Reginá é levado duas vezes por semana para Caiena, capital da Guiana Francesa", sugestionou.


 
Todo resíduo produzido em Oiapoque vai para uma lixeira a céu aberto, colocando em risco a saúde das pessoas que moram ao redor e dos catadores, que buscam seu sustento no lixão. O advogado Genival Marvulli falou em nome da sociedade civil organizada de Oiapoque e Saint-Georges. Ele informou que recentemente realizou reuniões em ambos os lados da fronteira para discutir a questão do meio ambiente. "O resultado foi a elaboração de uma carta, que está disponível para todas as autoridades e para qualquer cidadão que tenha interesse", reforçou.

Para a deputada estadual Cristina Almeida (PSB), essa cooperação binacional é necessária, porque se tratam de questões relacionadas ao meio ambiente e também de outros problemas que chamam atenção dessa relação entre os dois povos. "Precisamos discutir temas como a exploração do petróleo, pesca predatória, saúde, segurança de fronteira e o intercâmbio cultural". O deputado Jaci Amanajás (PV) ficou muito contente com o resultado do encontro. "A participação da prefeita Maria Orlanda [Oiapoque], do prefeito Elfort [Saint-Georges], dos deputados, técnicos e dos secretários municipais, para discutir o reaproveitamento do lixo, mostra a importância do tema apresentado".

Para finalizar, a deputada Raimunda Beirão (PMB), presidente da comissão, afirmou que será elaborado um relatório com os principais pontos levantados na audiência e, posteriormente, encaminhado às duas prefeituras. "Neste momento, convido o prefeito Jorge Elfort e a prefeita Maria Orlanda para uma reunião na Assembleia Legislativa do Amapá, onde todos os deputados terão a oportunidade de conhecer, não só o que foi apresentado nesta audiência, mas também os assuntos comuns entre as cidades gêmeas [Saint-Georges e Oiapoque".

Também participaram da audiência pública os vice-prefeitos de Saint-Georges, Edi Camon e Justine Sirvanise.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto e fotos: Leonardo Trindade
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...