Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Deputado Paulo Lemos critica reajuste da tarifa de energia elétrica para o Amapá

As mais de 200 mil unidades consumidoras de energia elétrica registradas no Amapá sofrerão reajuste de mais de 37% na tarifa, a partir do dia 30 de novembro, imposto à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O deputado estadual Paulo Lemos (Psol) criticou o aumento e questionou o papel das usinas hidrelétricas instaladas no estado.

"Parece que só serviram para acabar com o rio Araguari", disparou Lemos. A justificativa da Aneel para o reajuste pauta-se na recuperação de perdas financeiras, correspondentes há dez anos, período em que não promoveu aumento na tarifa local, porque a CEA, até então, não havia assinado o Termo de Concessão do fornecimento no estado, em função de uma dívida bilionária com a Eletrobrás.

Paulo Lemos cobrou atenção dos parlamentares desse reajuste, na avaliação dele, abusivo, e sejam discutidas e revistas algumas medidas já tomadas pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) em favor da própria estatal. "Isso é um absurdo tamanho, e que presente de fim de ano a CEA e a Aneel estão dando aos amapaenses. Energia elétrica é hoje necessidade básica. Vimos situações em que os técnicos são ameaçados com terçado no momento do corte por falta de pagamento, e não por menos. Essas pessoas não são bandidas, mas trabalhadores que não suportam pagar por um serviço caro e sem qualidade".

A situação que o Amapá enfrenta devido à péssima qualidade no fornecimento de energia elétrica, que afeta todos os seus 16 municípios, é, evidentemente, séria e destoante quanto à cobrança elevada da tarifa aos consumidores amapaenses, cujo estado, ao fazer parte do Sistema Integrado Nacional (SIN), paga a conta pelos prejuízos de outras regiões do país.

"Vitória do Jari, por exemplo, não fugirá ao reajuste, mesmo possuindo um fornecimento precário, cuja energia só é garantida poucas horas ao longo do dia", comparou Lemos. O líder do governo da Alap, Dr. Furlan (PTB), considerou que esta situação deve ser discutida, principalmente, pela bancada federal. "Não podemos ficar calados, pois esta Casa é também uma caixa de ressonância e devemos ampliar a discussão que envolve as dívidas da CEA, sobretudo, lutar em favor do nosso povo", contrapôs o deputado Paulo Lemos.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Júnior Nery - Gabinete Deputado Paulo Lemos
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...