Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Comissões da Assembleia Legislativa buscam soluções para o município de Oiapoque

Membros das comissões da Indústria e Comércio (CIC), de Administração Pública (CAP) e de Empreendedorismo (Coem), da Assembleia Legislativa do Amapá, cumpriram a última agenda de visitas técnicas deste ano. No município de Ferreira Gomes, distante 137 quilômetros da capital, deputados buscaram informações junto à diretoria técnica da hidrelétrica Ferreira Gomes Energia sobre o motivo do valor considerado abusivo pago no Amapá nas contas de energia.
De acordo com os técnicos, em decorrência da falta de chuva, o nível de água no rio Araguari baixou, reduzindo para apenas 10% a produção de energia, contribuindo para o aumento no valor da tarifa. "A produção deverá atingir o nível normal a partir do mês de março", frisou um dos técnicos à deputada Telma Gurgel (PSL), membro da CAP.

Na avaliação do deputado Pedro DaLua (PSC), membro da CIC, não há motivos suficientes para o aumento cobrado pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) na conta de energia. "Convocaremos a diretoria da CEA para justificar esse aumento abusivo em sessão na Assembleia Legislativa”, comentou o deputado, elogiando a iniciativa da bancada federal, que abraçou a causa no Congresso Nacional. "Essas visitas são para esclarecer à sociedade sobre a produção, distribuição e para onde está sendo levada a energia do Amapá", justificou o presidente da CIC, deputado Augusto Aguiar (PMDB).

No município de Oiapoque, os deputados visitaram o comércio local, levantando dados sobre o efeito negativo da crise financeira nacional e a influência dos garimpeiros da Guiana Francesa na economia local.

Por estar localizada na fronteira brasileira, Oiapoque tem um papel estratégico para os garimpeiros do Suriname e Guiana Francesa, que buscam, principalmente, alimentos no lado brasileiro, aquecendo a economia local. Mas vários problemas, contudo, encontram-se inseridos na região transfronteiriça, como o constante fluxo de contrabando e drogas, prostituição (muitas vezes, infantil), problemas com garimpo ilegal e inúmeros outros que incidem negativamente.

O presidente da CAP, deputados Fabrício Furlan (SD), visitou os prédios públicos. Na Delegacia de Polícia Civil, foi recebido pelo delegado titular Fábio Araújo, que classificou ser imprescindível a visita dos parlamentares para sanar os problemas enfrentados quanto à segurança pública no município. A CAP visitou o quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Polícia Militar.

Durante visita ao Sebrae, os deputados procuraram enfocar as questões e possibilidades de implantação de incentivos ao empreendedorismo local. A agenda de visitas técnicas finalizou numa conversa na prefeitura do município, com a prefeita Maria Orlanda, que expôs as dificuldades e carências da administração pública.



AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias 
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
TV Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...