Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Deputada Roseli Matos fala sobre Encontro de Escolas do Legislativo e anuncia realização de Fórum para debater violência contra mulher

Usando tribuna do Plenário, durante o Grande Expediente, na sessão desta terça-feira (14), da Assembleia Legislativa do Estado (Alap), a presidente da Escola do Legislativo (Esleg), deputada Roseli Matos (PP), falou sobre sua participação no XXX Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), realizado em Goiânia, nos dias 8, 9 e 10 deste mês, e destacou o papel da instituição que dirige na formação dos servidores da Casa. A parlamentar aproveitou para anunciar a realização, em Macapá, de um fórum com o tema "Unam-se pelo fim da violência contra as mulheres", que ocorrerá dia 24 de novembro, no Plenário Deputado Dalto Martins. "Proporcionalmente, o Amapá é o segundo estado brasileiro com o maior índice de violência sexual no país. Precisamos nos unir para combater a violência contra a mulher. Afinal, este Parlamento tem um percentual de mais de 45% de mulheres em sua composição. Todos nós aqui temos trabalhos sobre esse tema. Precisamos promover o debate. Este plenário é o local ideal para os grandes debates. E, do fórum, deverá sair uma carta cobrando e dando sugestões aos órgãos encarregados de combater esse mal que assola a sociedade", disse a deputada Roseli, lembrando que o evento antecederá a campanha "16 Dias de Ativismo", que busca sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de agressão contra o sexo feminino.

A deputada aproveitou para enaltecer o papel da Esleg na formação e capitação de servidores da Casa. "Com o apoio do presidente Kaká Barbosa, que nunca poupou esforços, conseguimos neste exercício contemplar todos os setores. Promovemos curso sobre orçamento público e realizamos oficinas sobre projetos legislativos e cerimonial. Também houveram debates importantes na área da comunicação e sobre Polícia Legislativa. Fiquei feliz quando ouvi o vice-presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo, Carlos Eduardo, dizer que, enquanto nos demais estados as escolas estão com um único foco, no Amapá a Esleg diversifica e atende todos os setores", declarou.

O deputado Charles Marques (PSDC) elogiou o desempenho da escola, que prepara e qualifica os assessores legislativos. "Se o cidadão já reclama do médico que não olha em seus olhos, não mede sua pulsação, como não reclamar do político que não lhe dá atenção, não compreende suas reais necessidades. Neste aspecto, é muito importante o papel do assessor que prepara o parlamentar lhe fornecendo informações técnicas e responsáveis, pois a fala do deputado tem fé pública e precisa ser correta", enfatizou.

A deputada Telma Gurgel (PSL) concordou com a deputada Roseli Matos sobre a importância do apoio do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (Avante) para o sucesso da Esleg. "A Escola do Legislativo está de parabéns e isso se deve à sua equipe que é muito boa, apesar de pequena e ao trabalho da deputada Roseli Matos à frente da instituição. O bem melhor de uma instituição são as pessoas. Mas, sem o apoio do presidente Kaká, a escola não funcionaria. Parabéns à deputada Roseli, aos servidores da Escola do Legislativo e ao presidente Kaká Barbosa", elogiou.

A deputada Cristina Almeida (PSB) enalteceu o papel da Esleg na formação de seus servidores. "Tem uma equipe de trabalho que vem sendo preparada por esta casa. Todas as vezes que há cursos na escola são disponibilizadas vagas a todos os gabinetes e nossos servidores estão sendo formados e capacitados. Essa temática sobre violência é muito importante, pois envolve mulher, família e sociedade. E este plenário mostrará como poderemos nos unir em prol desta luta", concluiu.








AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Paulo Oliveira - Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...