Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Alunos fazem pesquisa sobre processo legislativo no Parlamento estadual


Alunos do 8º ano da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café (CCA) estão conhecendo na prática a estrutura dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, como parte da disciplina de sociologia. Nesta semana, um grupo de oito estudantes esteve na Assembleia Legislativa, participaram da sessão, tiraram dúvidas com os deputados e visitaram as instalações da Casa.

A primeira vice-presidente, deputada Roseli Matos (PP), convidou os alunos para visitar o plenário Deputado Dalto Martins e explicou o funcionamento do Legislativo, que tem a finalidade de se preocupar em elaborar ou modificar as leis. Disse ainda que o poder é composto pelos parlamentares, ou seja, os vereadores (municípios), os deputados estaduais (estados) e os deputados federais (país). Além deles, existe também o Senado, que é composto pelos senadores.

"Como já sabemos, a função primordial do Legislativo é produzir normas. Além das atribuições legislativas, temos atribuições de fiscalização, controle e julgamento", explicou a deputada, informando que o processo legislativo pode envolver diferentes quóruns de aprovação, sessões de votação separadas ou conjuntas das casas e muitas comissões de análise e estudo das propostas.

"Não conhecia a vivência do processo legislativo, estou aprendendo muito", agradeceu a aluna Ana Clara pelas informações.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - Alap
Texto: Everlando Mathias
Fotos: Jaciguara Cruz
Portal: al.ap.gov.br
Blogger: casadeleis.blogspot.com
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
TV Assembleia: 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...