Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Instituto CENS recebe Título de Utilidade Pública



Há 20 anos desenvolvendo serviços relevantes à comunidade no estado do Amapá, o Instituto Cultural e Educacional Nina Souza – Cens recebeu o Título de Utilidade Pública, concedido pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), por meio do mandato da deputada estadual Cristina Almeida (PSB).

O evento iniciou com a Canção do Amapá, interpretada pelo Grupo Arautos do Axé, seguido dos pronunciamentos das autoridades presentes, dentre elas, a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Weleda Freitas.

Weleda salientou as responsabilidades do Iphan, a preservação da história e da memória de diversos grupos que formam a população brasileira, em especial os de matriz africana.

"A gente tem vários patrimônios imateriais de matriz africana registrados pelo Iphan, atividades de tombamento de terreiros na Bahia e em Salvador. No Amapá, estamos iniciando a aproximação com os povos tradicionais de matriz africana", explicou.

A fundadora do Cens, Nina Souza, falou da trajetória do instituto, das dificuldades e da falta de apoio, e hoje teve seu reconhecimento.

"A partir de agora, com esse título, vai ser mais fácil para a gente ter condições de realizar convênios com entidades privadas e públicas, receber doações, concorrer editais, enfim! Veio para somar. Esta é uma felicidade minha, que passo para vocês", ressaltou.

Cristina falou de sua satisfação de ser a autora da propositura e de estar presente. “Esse não é um Título de Utilidade Pública qualquer, é o primeiro Título de Utilidade Pública da história da Assembleia Legislativa concedido a uma instituição ligada à religião de matriz africana. É um marco na história do Amapá e da nossa história política”, destacou.

CENS

O Cens é uma entidade sem fins lucrativos, iniciou suas atividades com a prática esportiva, seguiu de escolinha de futebol à Educação Infantil. Sua importância e crescimento institucional foi inevitável, se elevando para centro cultural, com atividades que passaram a atender aos jovens e mulheres da comunidade em que está inserido e todo entorno, referência no âmbito de creche e escolinha das crianças, atendendo em média 180 pessoas.

A partir de agora, dentre os benefícios da Lei nº 2.188, sancionada no dia 23 de junho de 2017, será garantida a fiabilidade para que a entidade tenha direito de acesso às verbas destinadas à continuidade do trabalho educativo e social desenvolvido em prol da comunidade.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos: ASCOM / Depta Cristina Almeida
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...