Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Deputadas do Amapá participam de reunião do Parlamento Amazônico em Manaus



As Deputadas Edna Auzier (PSD), Cristina Almeida (PSB) e Aparecida Salomão (PSD) representaram o Poder Legislativo do Amapá na 14ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, realizada nesta quarta-feira (27), em Manaus, no auditório Senador João Bosco, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).


Os principais temas, debatidos na reunião, foram a política nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas, inclusive com uma palestra ministrada pelo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), General Franklimberg de Freitas e a geração de renda para as populações indígenas com a exploração e manejo de animais silvestres que estejam com superpopulações, além do etnoturismo, com a participação da Funai, através de atividades que incluem a pesca esportiva nas aldeias. Esse método já está sendo praticado, com êxito, em aldeias localizadas no município amazonense de Itacoatiara.

Para a deputada Edna Auzier, esse exemplo pode ser seguido pela população indígena do Amapá. "Esse tema é atual e oportuno, pois temos uma extensa população indígena de mais de 8 mil habitantes no Estado, que precisa ser respeitada em sua cultura e ter seu habitat natural preservado. Animais como o Jacaré e a tartaruga, em abundância em algumas regiões do Estado, podem ser explorados sob a supervisão da Funai e do Ibama, criando alternativas econômicas para nossos irmãos indígenas", defendeu.


As deputadas Edna Auzier e Cristina Almeida ocupam cargos no Parlamento Amazônico. A primeira é Secretária de Políticas para o Desenvolvimento da Mulher e, a segunda, é secretária de Direitos Humanos daquela instituição que congrega deputados estaduais dos nove Estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

Regularmente, os deputados reúnem-se em uma capital ou interior dos Estados amazônicos e discutem problemas enfrentados pelas mais de 27 milhões de pessoas que vivem na região. O grupo busca soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos: Paulo Olivera Reg. Prof. 572 - DRT/PA
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...