Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Universitário e professor que desenvolveram larvicida são homenageados

 


O universitário Ícaro Sarquis, do curso de farmácia da Universidade Federal do Amapá e o professor Dr. Caio Pinho, orientador do estudante foram homenageados com uma moção de aplausos na Assembleia Legislativa do Amapá. O motivo foi uma pesquisa que até então parecia impossível e resultou no desenvolvimento de um larvicida para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e o zika vírus.


A moção proposta pelas deputadas estaduais Marilia Góes (PDT) e Cristina Almeida (PSB) é uma forma de reconhecer o trabalho realizado, dando visibilidade e levando ao conhecimento da população a capacidade de estudantes amapaenses. "No Amapá temos pessoas capazes de desenvolver, produzir e comercializar produtos feitos aqui. Esta pesquisa mostra o nível dos nossos estudantes e iniciativas como essas devem ser reconhecidas e valorizadas", disse Marilia.

O trabalho desenvolvido se encaixa em uma iniciativa de empreendedorismo sustentável. "O produto é feito com matéria prima amapaense, fomentando a economia local e contribuindo para a renda dos empreendedores das florestas, trabalhando toda uma cadeia econômica e de desenvolvimento por meio do empreendedorismo, transformando a vida de cada um e da nossa sociedade", afirmou a parlamentar.

Sobre o produto

O produto é feito à base de água e óleo de semente de sucupira, tem duração maior que outros encontrados no mercado e é sustentável. A ciência já conhecia o efeito do óleo sobre as larvas do mosquito, mas ainda não sabia como utilizá-lo, pois, o produto não é solúvel em água. O estudante conseguiu superar esse obstáculo usando técnicas da nanotecnologia para isolar a substância e assim conseguir a mistura.  De acordo com Ícaro, é possível produzir e comercializar o larvicida no estado.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos assessoria gabinete Deputada Marília Góes
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...