Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Assembleia Legislativa concede título de cidadania a ex-governador do Território

 Por iniciativa da deputada Edna Auzier (PSD), foi aprovado por unanimidade, em sessão da Assembleia Legislativa (Alap) desta terça-feira (22), Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Amapaense ao ex-governador do Território Federal do Amapá, José Gilton Pinto Garcia, pelos relevantes serviços prestados a essa unidade federada e, pelos benefícios que trouxe ao seu povo.

O homenageado, que é natural de Sergipe, além de advogado é professor universitário e foi deputado federal, presidente da Assembleia Legislativa e da Ordem dos Advogados (OAB) daquele Estado, além de ter exercido os cargos de procurador do Tribunal de Contas e procurador geral de Justiça do Estado de Sergipe.

"No Amapá Gilton Garcia, escreveu sua história com os ideais progressistas de desenvolvimento. Após o Estado Amapaense ser criado pela Constituição Federal de 1988, foi nomeado em 1990, Governador do Território do Amapá, cujo nome foi submetido à apreciação do Senado Federal e, após averbado, tomou posse no Ministério da Justiça", afirmou a deputada Janete Tavares, em seu relatório na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Alap.

"Durante sua administração idealizou e construiu obras, como o Estádio de Futebol (Zerão), onde a inauguração contou com a presença do Presidente da República Fernando Collor de Melo, e do então Secretário Nacional de Esportes, Zico.  Trabalhou para a implantação definitiva da Fundação Universidade do Amapá", prosseguiu a relatora.

Gilton Garcia, foi o último mandatário nomeado no Amapá. Foi ele quem preparou o recém criado Estado para sua primeira eleição para governador, que foi vencida pelo comandante Anibal Barcellos.

Na mesma sessão, foram aprovados mais   dois títulos de cidadania. O primeiro de autoria do deputado Paulo Lemos (Psol), concedendo a honraria a João Batista Gomes Filho, mais conhecido como Joãozinho Gomes, músico, compositor e escritor paraense que vive no Amapá desde 1991, e muito contribuiu para a cultura local.

O segundo, de iniciativa da deputada Roseli Matos, que concede cidadania ao professor de português Eduardo Vera Cruz Pinto, pelo seu esforço na concretização de um convênio entre Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Amapá com a Reitoria da Universidade de Lisboa, que possibilitará a criação de turmas de doutorado e mestrado para juristas do Estado do Amapá. Convênio este considerado uma conquista para os advogados Amapaenses, possibilitando a qualificação dos juristas.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto: Paulo Oliveira
Fotos: Divulgação
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...