Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Amapá poderá solicitar testes rápidos de dengue e chikungunya. Procedimento foi incluído na lista do SUS


O deputado Pedro DaLua (PSC) protocolou requerimento nesta quarta-feira, 16, requerendo a Secretaria de Estado da Saúde que solicite ao Ministério da Saúde testes rápidos para a detecção de dengue e chikungunya. No último dia 10 de agosto o Sistema Único de Saúde incluiu em sua lista de procedimentos os testes rápidos.

Além disso, o Ministério da Saúde fez o investimento de R$ 76 milhões, adquirindo 2 milhões de testes rápidos de dengue e 1 milhão de testes de chikungunya. Os gestores locais deverão solicitar os produtos à pasta, que repassa de acordo com o número de casos notificados.

Os estados de Ceará, Amazonas, Roraima, Piauí, Bahia, Minas Gerais e Goiás já solicitaram. O Amapá ainda não. Ainda estão disponíveis para distribuição 1,9 milhão unidades para a dengue e 967,5 mil para chikungunya.

Com o teste, não será necessário utilizar a estrutura laboratorial - o que diminui os custos com a detecção. Ainda, a comprovação da infecção sai entre 20 e 30 minutos. Os testes rápidos são importantes tanto para a detecção e tratamento precoce, quanto para a vigilância epidemiológica e os dados do governo, já que, com ele, será possível ter maior acuidade sobre a circulação dos vírus no País.

Em 2016 a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá (CVS) revelou que 2.254 casos de dengue foram notificados em Macapá, sendo 828 confirmados. O levantamento que inclui outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti apontou também a notificação de 912 casos de chikungunya, com a confirmação de 102 registros. Em relação ao zika virus, a capital notificou 961 casos, com 388 confirmados pela coordenadoria.

Em 2015, o Amapá registrou durante todo o ano 2.932 infectados com a dengue, além de 951 com chikungunya. Nenhum caso foi registrado de zika vírus.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Texto e fotos: Gabinete do Pedro Dalua
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...