Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Termo de ajustamento de conduta do Parque Ecológico da Lagoa dos Índios é assinado no I Ciclo de Palestras Ambientais e Feira Agroévida


O Ministério Público do Amapá em cooperação com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de Macapá, Universidade Federal do Amapá e Marinha do Brasil, realizou na manhã desta quinta-feira (22), o I Ciclo de Palestras Ambientais e Feira Agroévida. Na ocasião, foi assinado o ajustamento de conduta do Parque Ecológico da Lagoa dos Índios que prevê a criação de um parque urbano no local. O evento ocorre até o dia 24 em comemoração ao projeto “Junho Verde”.


O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Amapá, Márcio Augusto Alves ressaltou que "O evento tem como objetivo a proteção do meio ambiente e de levar o conhecimento aos nossos cidadãos sobre os cuidados que devemos ter com as riquezas do nosso ecossistema. Também teremos a I Feira AgroéVida que tem como intuito incentivar a sociedade local sobre a importância da ingestão de produtos orgânicos por serem mais saudáveis e com viés socioeconômico", ressaltou o promotor. 

A promotora de justiça do meio ambiente e coordenadora do Centro de Apoio ao Meio Ambiente, Ivana Franco Cei, falou da importância da realização do evento.

"O I Ciclo de Palestras Ambientais tem como intuito trazer o debate sobre situações importantes para a nossa sociedade como crimes ambientais com a poluição sonora e a poluição fragilizada das áreas de ressaca e, com isso, obter soluções para esses problemas. Nossa feira vem também para incentivar os pequenos empreendedores em produtos orgânicos para que alavanquem a economia do nosso Estado", disse a promotora. 


Para o Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Deputado Bispo Oliveira, o termo assinado é de grande importância para o Estado do Amapá por tratar-se da criação de um parque ecológico urbano.

"Com o termo assinado será dado prosseguimento na criação do maior parque ecológico urbano do mundo, sendo de grande importância para nosso Estado uma vez que gerará empregos, proporcionará maior desenvolvimento no sentido do turismo e, também, permitirá aos nossos cidadãos mais uma forma de lazer junto aos seus familiares” e completou dizendo que "A Assembleia Legislativa enquanto Comissão do Meio Ambiente do Estado do Amapá também tem se empenhado com esforço e dedicação e faz parte desse marco na história do Amapá em que a nossa sociedade terá um grande ganho ecológico e sustentável", finalizou o Deputado.

A solenidade conta com a participação de acadêmicos da Universidade Federal do Amapá como o estudante do 10º semestre do curso de arquitetura e urbanismo, Sadami Yoshida, que relatou suas expectativas para o decorrer do ciclo de palestras.

"Os palestrantes são profissionais que já possuem experiência na área e estão contribuindo muito para o nosso conhecimento. É preciso sempre se atualizar. E esse tipo de evento é importante para isso", relatou o acadêmico.

O pró-reitor da UNIFAP, Rafael Pontes Lima, ressaltou que o ciclo de palestras tem muito a contribuir para a sociedade através do aprendizado repassado aos acadêmicos.


 "Eventos como esse permitem que a UNIFAP se aproxime cada vez mais da sociedade e da comunidade acadêmica promovendo a troca de aprendizagem e experiência. Também permite que a Universidade debata temas importantes como o meio ambiente em um formato mais científico que se desdobra através do ensino e da pesquisa de extensão devolvendo para a sociedade a nossa capacidade de promover ciência, tecnologia e a melhoria no desenvolvimento do Estado do Amapá", ponderou.
Dentre os palestrantes do evento, o professor da The New School, Peter Lucas, doutor pela Universidade de Nova York, ministrou a palestra "Testemunhos poéticos: direitos humanos e mídia no Brasil" em sequência apresentou o filme “Housing Problems", que aborda a problemática dos precários conglomerados habitacionais urbanos, a exemplo do que ocorre nas áreas de ressaca em Macapá.


Palestras como "O Direito Ambiental na Realidade Amazônica", ministrada pelo promotor de Justiça Marcelo Moreira dos Santos, titular da Promotoria do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá e "Saneamento básico e transversalização com as políticas públicas de habitação", com o Promotor de Justiça Dr. Adilson Garcia do Nascimento, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Santana também foram apresentadas aos presentes no evento.

O evento encerrará no dia 24 com a abertura da I Feira AgroéVida, com exposição, vendas de produtos e relatos de experiência dos comunitários.




AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...