Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Deputados fazem balanço da Conferência da Unale na primeira Sessão Ordinária da semana


Parlamentares da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) que participaram da 21ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no período de 07 a 09 deste mês em Foz do Iguaçu-PR, fizeram um balanço da participação do Estado no encontro.
A deputada Cristina Almeida (PSB), foi a primeira a subir na tribuna da Casa, durante o grande expediente da sessão desta terça-feira (13), e destacou a participação da Comissão de Relações Exteriores da ALAP, na reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Instalação de Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira. A deputada também citou a participação de quase a metade dos parlamentares do Amapá no evento.
Em aparte, o deputado Paulo Lemos (PSOL), disse não saber que o município de Oiapoque (AP), está garantido nesse processo através da Lei Federal 12.723, de 2012. “Nós temos que avançar e chamar a bancada federal do Amapá para trabalhar junto com a Assembleia Legislativa na implementação dos Free Shops. Vai ser a salvação do município de Oiapoque”, frisou Paulo Lemos, concluindo que essa luta deve ser a bandeira prioritária da Casa.
Para a presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Raimunda Beirão, foi uma grata surpresa saber que um município do Estado do Amapá, estava sendo contemplado para a instalação dos Free Shops. “Os Free Shops vão valorizar o comércio local e o turismo, e com isso, vai gerar mais empregos e renda na região”, enfatizou, comentando que, com todo conhecimento adquirido na palestra, buscará forças para adiantar esse processo no Amapá.
Free Shop, são lojas, que vendem produtos importados com valores inferiores aos praticados nas lojas de shopping centers, uma vez que eles são vendidos com isenção ou redução de impostos.

Na oportunidade, a deputada Edna Auzier, agradeceu o apoio do presidente do Parlamento Estadual, deputado Kaká Barbosa (PTdoB), e colocou em destaque, a discussão sobre saneamento básico no Brasil. A deputada agradeceu a oportunidade cedida pela deputada Marília Góes (PDT), para representá-la na reunião da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), onde foram eleitos os novos membros da frente.

Além do deputado estadual Carlos Antonio (GO), reeleito presidente da Frente Nacional, foram eleitos, o deputado estadual Georgiano Lima (PI), vice-presidente; deputado estadual Juracy Barbosa (RO), 2º vice; deputada Edna Auzier (AP), 1ª secretária; deputado estadual Anderson Pereira (RO), secretário geral; deputado estadual Weliton (MA), coordenador do Nordeste; deputado Carlos Alberto (AM), coordenador do Norte; deputado Lídio Lopes (MS), coordenador do Centro-Oeste; deputada Cláudia Pereira, coordenadora do Sul; e a deputada estadual Tia Ju (RJ), coordenadora do Sudeste.
Durante o encontro, foram discutidos temas de relevância nacional e internacional, e segundo o presidente da Fenacria, Carlos Antônio, o objetivo é que todos atuem juntos, para que levem benefícios para seus respectivos Estados.
"A Unale é uma entidade que nos ajuda a interagir com os demais parlamentares, visando o fortalecimento das nossas ações", concluiu a deputada.
 
Em aparte, o deputado Max da AABB (SD), comentou que foi eleito para compor o Conselho Fiscal da Unale.
 
Na oportunidade, houve também, a eleição da nova diretoria do Parlamento Amazônico, onde o deputado Jory Oeiras, foi eleito para o cargo de 4º vice-presidente; a deputada Edna Auzier, eleita para Secretaria da Mulher; e a deputada Cristina Almeida, para a Secretaria de Direitos Humanos. Eles farão parte da mesa diretora que estará à frente do Parlamento Amazônico, pelo período de um ano.

A deputada Roseli Matos (PP), contou parte do histórico da Unale, e em seguida, distribuiu aos deputados um exemplar da revista Parlamento Amazônico.

A conferência recebe todos os anos, um grande número de legisladores do Brasil, e este ano, o evento contou com a presença, também, de parlamentares dos países: Uruguai; Argentina; China; Estados Unidos; Paraguai; e Bolívia.


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...