Como parte da Ação Saúde do Servidor, desenvolvida pela Coordenadoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), servidores realizaram uma ação social, com a entrega dos tradicionais “Pães de Santo Antônio”, para a Escola Família Agrícola do Carvão, no município de Mazagão, que é uma das seis unidades que utilizam o modelo de Escola Família Agrícola (EFA) no Amapá. A instituição possui cerca de 150 alunos dos ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem atividades que valorizam e fomentam a produção agrícola familiar.
O conselheiro Joaquim Correa de Souza Belo, agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa, que utiliza cerca de oito mil reais mensais, com a alimentação dos alunos. “A oferta é bem muito bem-vinda em decorrência do momento econômico que vivemos hoje”.
A coordenadora de saúde da Alap, Ivone Miranda, que desenvolve a ação, agradeceu o apoio do presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa. "Desde 2007, quando foi criada a Associação dos Voluntários da Assembleia Legislativa – AVAL, desenvolvemos essa ação filantrópica junto as entidades e famílias carentes", relembrou Ivone Miranda.
A escola utiliza a Pedagogia da Alternância, onde os estudantes passam duas semanas na unidade de ensino, adquirindo conhecimentos gerais e técnicos voltados para a realidade agrícola, e duas semanas, nas propriedades rurais onde vivem. Isso possibilita a formação integral dos alunos e a promoção do meio rural e regiões ribeirinhas.
Nessa escola os alunos estudam a leitura, escrita, matemática, tecnologia, e também, aprendem a trabalhar com a terra, as plantas, os animais e, a conviver e se interagir com a realidade agrícola, valorizando suas raízes e riquezas da região.
Para a o conselheiro das escolas famílias do Distrito do Carvão, do município de Mazagão, Joaquim Belo, o modelo de ensino desenvolvido nas escolas famílias, apesar de existir há muitos anos, reflete uma educação inovadora.
Para a o conselheiro das escolas famílias do Distrito do Carvão, do município de Mazagão, Joaquim Belo, o modelo de ensino desenvolvido nas escolas famílias, apesar de existir há muitos anos, reflete uma educação inovadora.
“É fundamental valorizar o trabalho desenvolvido nas escolas agrícolas e a educação no campo, apoiando as iniciativas que fomentam as riquezas e a cultura locais”, afirmou Joaquim Belo.
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