A deputada Edna Auzier (PSD) participou de reunião, nesta terça-feira (9), na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), com o titular da pasta, Osvaldo Hélio Dantas, com vice-prefeito de Mazagão, David Nunes e com o chefe da Comissão Permanente de Licitação da SDR, Frank Inajosa. O tema do encontro foi o retorno dos barcos disponibilizados pelo Governo do Estado para fazer o escoamento da produção rural das comunidades ribeirinhas Vila Betel, Lago do Ajuruxi, Tambaqui, Bispo, Irapi, Capitão, Mulato e Arraia, todas no município de Mazagão.
A parlamentar já havia aprovado, no Plenário da Assembleia Legislativa, Requerimento nesse sentido, no qual ela reconhece o que o governo vem promovendo melhorias e que a retirada dos barcos causa impacto na economia. "Sabemos que esse Governo não poupa esforços e investimentos para obras de melhorias para a nossa capital, mas a retirada de cerca de 20 barcos que faziam o escoamento de produtos agrícolas causa um impacto econômico muito grande nas comunidades, visto que a saída deles, encareceu os produtos ao consumidor final, ao forçar os pequenos produtores a saírem da rota de comercialização, por não disporem de transporte próprio", diz o requerimento.
Na reunião, a deputada tomou conhecimento, pelo secretário Helio Dantas, que o Governo do Estado já está tomando providências para sanar de vez o problema, não apenas em Mazagão, mas em todas as regiões ribeirinhas do Estado. "Fiquei feliz em saber que não só o nosso pleito está sendo atendido, mas que a medida está sendo estendida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural a todas as regiões ribeirinhas, como Mazagão, Cajari e Bailique. E isso será feito por uma nova metodologia, através da Chamada Pública, regulamentando as novas contratações. O importante é que o problema, trazido a nós pelos agricultores e pelo vice-prefeito de Mazagão, Davi Nunes, que sempre demonstrou preocupação com esse povo, será resolvido", festejou.
O Secretário Hélio Dantas disse que o serviço de transporte de gêneros foi paralisado temporariamente para sanar irregularidades. "Nos deparamos com algumas situações de irregularidade nos contratos de escoamento da produção. Já resolvemos os problemas do transporte terrestre, mas existe uma demanda muito grande no tocante ao transporte fluvial, tanto do Mazagão, como de Santana, Itaubal e Bailique. Já tínhamos orientação do Governador Waldez Góes e a demanda da deputada Edna Auzier e do vice-prefeito Davi Nunes, vieram consolidar e fortalecer nossa política de produção de alimentos. Acredito que até o final do mês estaremos aptos a promover a Chamada Pública que é a forma que utilizaremos para a contratação desses serviços, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica", informou.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
ALAP Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM
ALAP Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:
Postar um comentário