Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Comissão de Política Agrária ouve denúncias sobre impactos da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão nas famílias ribeirinhas


A sessão extraordinária da Comissão de Políticas Agrárias (CPA), presidida pela deputada Roseli Matos (PP), reuniu na tarde desta quarta-feira (17) no Plenário Deputado Dalto Martins, da Assembleia Legislativa do Amapá, membros do Grupo Energias do Brasil, órgãos de controle e fiscalização e representantes de entidades civis, que vieram buscar respostas sobre denúncias pertinentes á Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão.

A vice-presidente da comissão, deputada Edna Auzier (PSD), disse que a denúncia dos ribeirinhos do município de Porto Grande que tiveram suas terras atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, chegou ao conhecimento da comissão, durante audiência pública realizada no dia 09 de abril deste ano, no Centro Comunitário do município de Porto Grande, onde foi discutido o tema "Unidades de Conservação – Direitos e Deveres das Comunidades".


O vereador Davikson Amoras (PSD), do município de Porto Grande, estava confiante no resultado da sessão. "Espero que possamos encontrar soluções para os problemas em questão", destacou.

O presidente da Associação dos Extrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari, Raimundo Coelho Marques, conhecido por Raimundão, mostrou através de imagens um levantamento das condições em que estão as mais de 40 famílias atingidas pela construção da hidrelétrica, nas regiões do rio Amapari e Araguari. "É muito sofrido ver essas famílias dessa forma e sentirmos impotente para ajuda-los", frisou Raimundão, mostrando preocupação com a atividade de pesca. É que devido o impacto no meio ambiente, os pescadores resolveram se arriscarem no rio que está dentro da área de reserva Parque do Tumucumaque, o que é proibido.

"Estamos sendo prejudicados com a construção da hidrelétrica, que está matando nossos peixes", reforça o presidente da Colônia de Pescadores de Porto Grande, Edmilson Monteiro Paixão.

Dono de uma propriedade há mais de 12 anos na área atingida o empresário Ubiracy Carneiro de Oliveira, representou a comunidade do Alto do rio Araguari e pediu providências. Assessor da diretoria da Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, Nelson Canon, informou que apresentou os documentos necessários sobre as atividades do empreendimento, no dia 15 deste mês durante audiência publica na Câmara de Vereadores do município de Porto Grande e no Ministério Público Estadual. Nelson Canon, informou que será criado um grupo de trabalho envolvendo as áreas técnicas do Estado, principalmente o Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Câmara de Vereadores de Porto Grande, representantes do Ministério Público Estadual, representantes da comunidade.

"Será formada uma comissão para verificar in-loco todos os impactos reclamados pelas famílias e fazer um levantamento se os danos foram causados pelo empreendimento. Caso seja confirmado, todas serão ressarcidas dos danos", garantiu Nelson Canon.






AGÊNCIA DE NOTÍCIAS - ALAP
Portal: al.ap.gov.br
Blog: casadeleis.blogspot.com
Twitter: @assembleia_ap
Facebook: Assembleia Legislativa do Amapá
Instagram: assembleia_noticias
Flickr: noticias assembleia
Tv Assembleia: Canal - 57.2
Rádio Assembleia: 93.9 FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...