Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Deputada Edna Auzier propõe sessão solene para celebrar o Dia Internacional da Mulher


A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) vai realizar Sessão Solene, no próximo dia 6 de março, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que transcorre no dia 8 daquele mês. O evento é uma iniciativa da deputada Edna Auzieir (PSD), através de requerimento aprovado, em regime de urgência, na sessão deliberativa da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (09) e pretende homenagear todas as mulheres do Estado. A sessão solene foi antecipada para não prejudicar o andamento dos trabalhos legislativos, no plenário, que ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras.
Para autora da proposição, a data merece ser comemorada porque representa a conquista das mulheres brasileiras e remete à luta de mulheres do mundo todo em prol de melhores condições de trabalho. “O dia 8 de março é o resultado de lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX”, lembrou a deputada Edna Auzier.
A parlamentar disse ainda que a sessão solene deste ano tem o propósito de homenagear também as mulheres que ingressaram na política. “Queremos destacar o empoderamento, a participação da mulher na política. Hoje esta casa tem 11 deputadas, quase 50% do total. A despeito da difícil situação que estamos vivendo, com a crise econômica, esta é mais uma motivação para ocuparmos nosso espaço, buscarmos novas conquistas e prosseguirmos na luta para evitar a violência contra a mulher”, declarou lembrando que tramita na Alap, projeto de sua autoria denominado “S.O.S Mulher”, que resultará num aplicativo para smartphone destinado a facilitar a vida de mulheres em situação de risco.
A sessão solene do Dia da Mulher, a ser aberta pela deputada Edna Auzier, será constituída de programação especial, constando de culto ecumênico, palestras sobre o tema “Mulher na Política”, painel eletrônico com as medidas do Parlamento em prol da mulher, exibição de Marabaixo e música regional interpretada por voz feminina.


Origem do Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.
No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Foto – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...