Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Deputadas do Amapá reivindicam ser a maior bancada feminina de todo o país

A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) possui uma das maiores bancadas femininas de todas as casas legislativas do país, segundo apontam as integrantes do Parlamento Estadual. Com a posse da suplente Janete Tavares (PSC), sobe para 11 o número de cadeiras ocupadas por mulheres na atual Legislatura, o que equivale a um, percentual superior a 45% das vagas a detentores de mandatos.
Segundo previsão legal, os partidos devem destinar 30% do número de vagas para candidatas do sexo feminino a cada eleição, mas esse percentual jamais se confirmou em detentoras de mandato eletivo nessa proporção. “Lá mesmo no Congresso Nacional as mulheres não são nem 10%”, diz a deputada Raimunda Beirão (PMB) coincidentemente a maior detentora de mandatos da atual composição da Casa, com quatro legislaturas.
Já a deputada Maria Góes (PDT) diz que ninguém quer editar um embate sobre gênero, mas a participação da mulher na política é sim salutar e precisa ser incentivada. “Nós estamos ao longo dos tempos vencendo uma barreira de cada vez. Teve um tempo em que as mulheres nem votavam, quanto mais ser votadas. Então se isso for oficial, termos a maior bancada de mulheres do país, será um exemplo que o estado estará dando ao Brasil”, diz Maria Góes.
Na última sessão do ano, neste sábado, as deputadas decidiram se organizar em apenas um dos lados do Plenário, deixando os deputados do outro. “Posso dizer que o plenário ficou mais bonito deste lado”, brincou o deputado Jaci Amanajás, que depois falou da importância delas no Parlamento. “Elas aceleram a Casa e ainda com um toque de sensibilidade sobre as questões aqui debatidas”, concluiu o atual dirigente da Alap.
A direção da Assembleia Legislativa pretende consultar oficialmente a entidade-mãe dos Parlamentos Estadual, a UNALE (União Nacional dos Legislativos e dos Legisladores), sobre a liderança da Casa de Leis do Amapá em sua “bancada do batom”.

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Foto – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...