Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Projeto busca conscientizar a população sobre descarte de lixo eletroeletrônico no Amapá

Para onde foram todos aqueles celulares que você já se utilizou? E e os computadores? Aquela TV antiga nem se diga! Enfim, para todos os produtos eletroeletrônicos que utilizamos diariamente existe um tempo de vida útil “pré-estabelecido”, agindo a favor das empresas, pois quanto mais compramos o “mais moderno” mais dinheiro circula na economia e a quantidade de resíduos sólidos tem aumentado incrivelmente no Brasil. “E a gestão apropriada destes resíduos tem se tornado preocupação crucial para a sociedade brasileira. Ademais, a capacidade dos locais de depósito final está atingindo o limite em áreas urbanas, de modo que a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos passaram a ser uma questão premente”, justifica o deputado Pr. Oliveira autor da proposta que tramita na Assembleia Legislativa do Amapá instituindo a semana de conscientização e orientação sobre reciclagem e descarte de produtos eletroeletrônicos no Estado do Amapá, e deverá ocorrer anualmente na última semana do mês de março.
De acordo com o projeto a semana será divulgada em toda a sociedade, especialmente nas escolas e, para seu efetivo cumprimento, a Secretaria de Educação (SEED) poderá buscar parcerias com outras secretarias de governo e universidades, bem com associações e instituições do setor público e privado envolvidas no tema.
De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar os produtos eletroeletrônicos oferecem perigo por conterem substancias como: mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio, elementos que podem representar sérios riscos à saúde da natureza e do homem, se não foram descartados adequadamente. “A solução para este problema é a reciclagem. Sendo assim, a ideia de uma semana de conscientização e orientação a respeito do reaproveitamento de materiais que possam retornar ao processo produtivo, bem como o descarte correto de produtos como televisores, computadores, celulares e outros resíduos eletroeletrônicos tem por objetivo sensibilizar os alunos da rede pública e os cidadãos amapaenses de como se desfazer de maneira consciente destes produtos, visando a sustentabilidade do negócio, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde”, observa Pastor Oliveira, finalizando que coletar é um imenso desafio e toso os agentes políticos e administrativos devem apresentar ações para melhorar o sistema de coleta e a destinação dos produtos eletroeletrônicos, o que não ocorrerá de forma eficiente sem a conscientização e a participação de todos. 

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Fotos – Jaciguara Cruz
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...