Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ação da Assembleia Legislativa movimenta moradores das comunidades do Bailique

A primeira edição do projeto Assembleia Cidadã, organizada pela Assembleia Legislativa do Amapá, em parceria com várias empresas e secretarias do Governo do Estado e do município de Macapá, movimentou a rotina dos moradores do Arquipélago do Bailique neste sábado (3), que além de receberem atendimentos, aproveitaram a oportunidade para mudar o visual e ganhar um dinheiro extra.
Há oito anos morando no Igaçaba, última comunidade do Arquipélago a professora Milena da Silva, enfrentou mais de três horas de viagem de barco até a sede onde conseguiu realizar o sonho de cortar o cabelo e mudar o visual. O pescador Alvino dos Santos Costa, aproveitou para cortar o cabelo e também dos quatro filhos. “O corte custa oito reais, na situação financeira que estamos, economizo 40 reais”, brincou o pescador. 
A palavra economizar foi o que motivou a dona de casa, Kátia Viana Correa a passar pelas mãos dos cabeleireiros. “Vamos aproveitar que é de graça”, frisou, agradecendo a iniciativa da Assembleia Legislativa, que oportunizou a ela cortar as pontas dos cabelos e mudar o visual dos dois filhos e de dois vizinhos. 
Todo o trabalho de corte de cabelo foi executado voluntariamente por uma família coordenada pelo cabeleireiro Jorbson Pereira Costa, que juntos com irmãos e tios fizeram alegria dessas pessoas. “Fiquei feliz ao ver a alegria no rosto das pessoas após olhar no espelho o resultado final, além disso, poder ajudar estas comunidades nos faz bem”, frisou o cabeleireiro. 
Moradora da comunidade Macedônia, situada no outro lado do rio a doméstica Marinete Sousa, 51, aproveitou a presença da ação e foi buscar atendimento médico. “Estou sentindo dores no peito há dias e aproveitei para ser atendida logo. É mais rápido e não preciso ficar em filas enormes nos postos de saúde básica na capital” relatou. 
A estudante Diana Salazar, mãe de dois filhos e aproveitou a oportunidade para participar da oficina de artesanato. “Estou desempregada e essa oportunidade chegou na hora certa. Não temos estes cursos disponíveis aqui na comunidade e o que eu aprendi, irei colocar em prática para ganhar dinheiro neste fazendo arvores de natal e ajudar meu marido com as despesas de casa”, disse Diana. “Estamos aqui expondo nosso trabalho e repassando nossos conhecimentos para estas pessoas. O nosso objetivo é que elas possam, através disso, garantir uma renda extra para sua família” destacou a coordenadora.
Para o presidente da Casa, deputado Jaci Amanajás (PV), a ação chegou na hora certa para atender as demandas dos moradores. “A vila é relativamente distante, e esse trabalho atendeu uma demanda reprimida daquelas pessoas que não conseguiam ser atendidas apenas aqui no local. Hoje acredito que estamos fazendo um bem maior para os moradores do município graças ao apoio do Governo do Estado” finalizou.

Mais imagens:

Professora Milena da Silva

Alvino dos Santos Costa

Kátia Viana Correa
Coordenadora entregando o certificado de artesanato


Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Foto – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...