Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Energia e telefonia celular predominam nas reclamações de moradores do Bailique

Os constantes desligamentos de energia tem sido um dos principais problemas para a população do Arquipélago do Bailique, que acumulam prejuízos. Esta e a principal reclamação do comerciante João Soares, que há 16 anos tenta manter o negócio mesmo tendo prejuízos com os cortes de energia. “Temos gerador de energia em casa, mas não tem como manter os freezers funcionando no comércio”, frisou o comerciante, relando que acumula prejuízos com dois motores de geladeiras parados, além de um freezer. 
De acordo com moradores a falta de estrutura no sistema de abastecimento de energia é um dos principais problemas na interrupção. Galhos de árvores que caem sobre a rede elétrica, postes que são derrubados pelos búfalos. “Já ficamos semanas sem energia”, comentou a dona de casa, Maria dos Anjos.  
O deputado Paulo Lemos pediu o empenho da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), na revitalização e substituição dos postes da rede de iluminação pública da Passarela 23 de Janeiro em toda a sua extensão na Vila Progresso. O requerimento aprovado na sessão do dia 29 de novembro atende a reivindicação da comunidade residente naquela vila que acompanha temerosa o aumento excessivo de furtos naquele perímetro, agravado pela ausência do serviço de iluminação pública. 
 Construída há mais de 20 anos a caixa d`água que abastece a Vila Progresso mais parece um grande chuveiro, os buracos mal remendados deixam vazar água sobre pessoas. Os deputados aprovaram requerimentos com pedidos ao governador do Estado, Antônio Waldez Góes, onde solicitam ao diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), Valdinei Santana Amanajás, reforma e ampliação do sistema de abastecimento de água da Vila Progresso. “O pedido vem atender o clamor dos moradores residentes na localidade que sofre com a ausência desse serviço de utilidade básica”, defende o presidente da Casa, deputado Jaci Amanajás.
Os deputados também requerem serviço de reparos na caixa d`água que apresenta vazamentos, levando a perda de água potável e consequente racionamento do produto aos moradores da localidade do Arquipélago do Bailique. “Lá os moradores estão sendo prejudicados com a falta de água. É preciso mais atenção para com a população”, destacou o deputado Paulo Lemos.
O isolamento em decorrência da falta de telefonia celular também faz parte da pauta de reinvindicações dos moradores do Arquipélago, que ainda utilizam o velho telefone fixo e os orelhões. “Temos os telefones, mas não existe cartão a venda para ligar”, reclama. Em meio a deficiência no atendimento telefônico as lan houses garantem o acesso à internet e as redes sociais como o whatsApp. “Já foi feito vários a baixos assinados e nenhuma providência foi tomada”, comentou o morador João Paulo dos Santos.   

Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Foto – Gerson Barbosa
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...