Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ação social da Assembleia Legislativa do Amapá é aprovada pela população

A Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) deu início neste final de semana, ao programa Assembleia Cidadã, que atendeu centenas de pessoas na Escola Estadual Nilton Balieiro, no bairro Marabaixo, município de Macapá. A solenidade de abertura do evento foi dirigida pelo presidente da Casa, deputado Jaci Amanajás (PV) e pela coordenadora de mobilização do projeto, Ivone Miranda e a chefe de gabinete da Presidência da ALAP, Cláudia Cezário. 
No pronunciamento, o deputado Jaci Amanajás falou da importância da ação como forma de manter o cidadão próximo do parlamento. “A Assembleia legislativa está de parabéns em realizar esse tipo de evento, pois é muito importante que o cidadão esteja informado sobre os serviços essenciais que o Legislativo realiza para eles. Tenho certeza que a população ganhará muito com essa ação”, explicou.
A deputada Telma Gurgel destacou como essencial a parceria do Legislativo com as empresas para o desenvolvimento das atividades sociais e itinerantes nos municípios do Estado. “Uma das propostas da presidência da Casa é aproximar a população das ações do Legislativo e essa integração com as empresas é fundamental para que consigamos realizar o programa Assembleia Cidadã e a população só terá a ganhar com a iniciativa”, justificou a parlamentar, acrescentando sua experiência como presidente da federação das Indústrias do Amapá (FIAP). 
A presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim América, que faz limite com o bairro Marabaixo III, Dulce Barros, disse que a ação social realizada pela ALAP vai de encontro com os interesses da sociedade, no tocante ao esclarecimento de dúvidas como os direitos e deveres dos cidadãos. “Muita gente ainda desconhece os seus direitos e essa é a oportunidade que a população do Jardim América tem para suprir essa carência, por meio das palestras, informações e atendimentos prestados na Assembleia Cidadã. Estou muito satisfeito”, garantiu Dulci Barros, frisando que a população de quase 25 mil habitantes necessita desse tipo de ação.
Aluno da escola que abrigou a ação social José Monticone de Moraes, 17, foi um dos beneficiados com os serviços da Assembleia Cidadã, onde tirou o cartão do Sistema Único de saúde e saiu também com uma identidade novinha, expedido pelo Super Fácil. Ele afirma estava com dificuldade para conseguir o documento. “Confesso que não tinha muito conhecimento sobre os trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa, mas com esse evento tive a oportunidade de voltar a ser cidadã com minha RG novinha”, frisou com sorriso estampado no rosto.
O coordenador de projetos especiais da rede Super Fácil, Ronilson Ribeiro, destacou a importância de participar de um evento desse porto. “São ações como essas que deveriam ser seguidas por outras entidades. A Assembleia Legislativa do Amapá está de parabéns por essa ação de cidadania”, conclui.
O projeto Assembleia Cidadã nasce a partir do compromisso que o Poder Legislativo Estadual tem com a promoção da cidadania entre os amapaenses. A iniciativa contempla atendimentos diversos para a população, voltadOs para saúde, educação e ação social.
Benedito Santos, 41 anos, distribuiu folder orientando as pessoas sobre as ações do grupo Alcoólicos Anônimos (AA), fundado no Estado do Amapá, em 1979 e que hoje tem grupos em todos os municípios do Estado. 
Ligado a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), a Casa do Artesão expos a venda vários tipos de peças artesanais produzidas de madeira, fibra, sementes (biojóias) e artesanato produzido com argila e manganês considerado o carro chefe nas vendas. “Sempre é bom esse tipo de ação onde temos a oportunidade de mostrar o talento dos artesãos amapaenses”, conclui a funcionária da Casa dos Artesãos, Liliane Silva.
Moradora do bairro Marabaixo a artesã Roseane Costa, agradeceu o apoio e aproveitou para aumentar a renda da família com a venda de chaveiros xilografados (processo e técnica de gravura em relevo sobre madeira que permite a impressão tipográfica de figura ou texto, com um ferro quente). 

Mais imagens:







Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Everlando Matias | Fotos – Gerson Barbosa
Site al.ap.gov.br | Blog casadeleis.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...