Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Raimunda Beirão e Pedro Dalua encerram palestras da ‘Semana do Parlamentar na Escola’



Estimular a reativação dos Grêmios Estudantis e a participação de estudantes na política foi o tema principal da palestra que o deputado Pedro da Lua (PSC), ao lado da deputada Raimunda Beirão (PSDB), proferiu a estudantes da Escola Estadual Coaracy Nunes, na manhã desta sexta-feira (07), durante o encerramento da Semana do Parlamentar na Escola, promovida pelo Assembleia Legislativa do Estado (Alap).
Da Lua elogiou a iniciativa do parlamento amapaense em promover esse evento. “Positiva demais essa medida. Sinto-me até emocionado por retornar a uma Escola pública, para fazer uma palestra a uma turma de estudantes e plantar, no coração desses jovens, a semente da democracia e da luta do movimento estudantil, porque isso é o começo de tudo. Primeiro a política estudantil, depois vem a política partidária e a política social. Tudo gira em torno da política. Se você não gosta da política, você será governado por quem gosta”, enfatizou.
O parlamenta   r fez questão de lembrar que essa é a sua origem. “Sou oriundo do movimento estudantil. Fui presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá (UCSA). De lá que fui para o Rádio, para a comunicação. Mas minha vida política começou lutando pelos estudantes nas escolas. Portanto, é louvável essa ideia da Assembleia Legislativa de motivar a classe estudantil para a política, despertando em cada um deles a ideia de fazer a revolução através da política estudantil, reativando os grêmios estudantis, onde tudo começa. Os jovens não são o nosso futuro. Eles são nosso presente”, destacou.




Experiência


A deputada Raimunda Beirão também falou aos jovens. Detentora de quatro mandatos, a parlamentar mais experiente da atual Legislatura destacou a Semana do Parlamentar na Escola como uma feliz iniciativa do Poder Legislativo e agradeceu o carinho com o qual foi recebida na escola. “Tenho a grande satisfação de estar falando aos jovens desta Escola, onde fomos recebidos com tanto carinho. Nós, parlamentares, temos um trabalho voltado para povo. E é salutar que, desde cedo vocês tomem conhecimento do trabalho que desenvolvemos no Parlamento”, finalizou a deputada.



A diretora da Escola Estadual Coaracy Nunes, professora Elba Rosa Dias, agradeceu a visita e parabenizou o parlamento pela iniciativa. “Agradeço de coração a escolha de nossa escola para essa atividade. Isso, sem dúvida, é um incentivo para que nossos alunos se interessem pela política. O material distribuído pela Assembleia Legislativa, deverá ser compartilhado também com a comunidade e não apenas entre os alunos”, sentenciou.
Após as palestras, foram distribuídos entre os alunos presentes, um kit especial alusivo à Semana do Parlamentar na Escola, que consiste em exemplares da Constituição Estadual, Regimento Interno da Assembleia Legislativa, Estatuto do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e uma cartilha ilustrada sobre atividades parlamentares.
A Semana do Parlamentar na Escola está prevista na Lei nº 1.674, de 22 de maio de 2012, sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial do Estado nº 5231, de 22/05/2012. Deriva de uma proposição apresentada em 2012 pela então deputada estadual Sandra Ohana (PP), aprovada por unanimidade naquela legislatura, mas que somente agora está sendo efetivamente implementada. 



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Paulo Oliveira | Fotos – Jaciguara Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...