Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Projeto da deputada Roseli Matos cria o Memorial do Parlamento Estadual


A deputada estadual Roseli Matos (PP) teve proposição aprovada em Plenário que prevê a criação do Memorial da Assembleia Legislativa do Amapá, cujo principal papel é transformar-se num centro de referência da história do Poder Legislativo estadual, garantindo a preservação, a conservação e acesso da memória política da Casa de Leis.
Trata-se do projeto de resolução nº 0014/2016-AL e a autora da proposição diz que foi movida pela necessidade de se resgatar, reunir, gerenciar, divulgar e preservar a memória do Legislativo. “E sendo assim, da história do nosso estado, da nossa gente, pelo modelo de democracia representativa que temos”, diz a deputada Roseli Matos.
A atual vice-presidente da ALAP diz que sempre que possível, segundo a resolução, as atividades e manifestações descritas no projeto serão incorporadas nos demais eventos turísticos-culturais promovidos pelo Estado. “Caberá ao Memorial da Assembleia Legislativa realizar inventário, aquisição, documentação, pesquisa, conservação, preservação e divulgação do seu acervo”, alerta Roseli.
Ainda de acordo com a proposta de Roseli, deverão integrar o Memorial todos os tipos de registros e mídias, como atas, fotografias, matérias publicadas em jornais, revistas ou qualquer outro tipo de mídia, vídeos institucionais ou não que sejam relacionados ao Poder Legislativo seja Federal, Estadual ou Municipal. “Assim como equipamentos que tenham sido utilizados a qualquer tempo, bem como escriturações, livros diversos, legislações e outras publicações”, enumera a deputada.
Por fim, a deputada recorreu ao velho adágio de que um povo sem memória é um povo sem futuro. “Então com a criação e instalação deste Memorial as futuras gerações terão a oportunidade de conhecer parte da história da vida política do Amapá e assim caminhar o futuro com a experiência do passado”, concluiu.



Assembleia Legislativa do Estado do Amapá
Departamento de Comunicação – DECOM
Texto – Cleber Barbosa | Foto – Gerson Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MPE protocola dois projetos para reorganizar a estrutura e o plano de carreiras, cargos e remuneração de efetivos e comissionados

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público Estadual (MPE), Márcio Augusto Alves - acompanhado dos promotores de Justiça, Laé...